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https://hdl.handle.net/1822/82202
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Ximenes, José | por |
dc.contributor.author | Uher, Vojtech | por |
dc.contributor.author | Jesus, Carlos Manuel Gonçalves | por |
dc.contributor.author | Aguiar, J. L. Barroso de | por |
dc.contributor.author | Pais, Jorge C. | por |
dc.date.accessioned | 2023-01-25T11:19:14Z | - |
dc.date.available | 2023-01-25T11:19:14Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-05 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-8793-13-3 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/82202 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho estuda o desenvolvimento de betão drenante para aplicação em pavimentos rodoviários, através do estudo das suas características físicas e mecânicas, apoiado numa campanha de ensaios laboratoriais, de várias composições. Os materiais de pavimento rígido com betão drenante, após sua construção, sofrem um processo de degradação sob a ação do tráfego e das condições climáticas. Esse processo, que ocorre durante a vida útil do piso, pode ser mais lento se for bem construído e mantido. Assim, é fundamental que a caracterização mecânica do betão seja adequada para a sua aplicação. Assim, os ensaios de trabalhabilidade e densidade devem ser realizados em relação ao betão fresco. No caso do betão endurecido, são os ensaios de resistência à compressão e flexão, os ensaios de permeabilidade e os ensaios de resistência ao desgaste. O betão permeável pode ser uma solução de segurança bem-sucedida para chuvas fortes e inundações cada vez mais frequentes. Este estudo teve como foco a obtenção de um betão permeável otimizado, dentro do escopo das normas internacionais, por meio da análise do betão feitos com as mesmas relações A/C e tempos de vibração e os diferentes percentuais de agregado reciclado. Os resultados mostram a forte influência de ambos os parâmetros sobre a distribuição de porosidade e permeabilidade e a influência negativa de porosidades mais altas sobre a resistência. O betão com relação de 0,35 W/C e tempo de vibração de 40 segundos e 30% de agregado reciclado foi selecionado por seu desempenho mecânico superior. | por |
dc.description.sponsorship | Este trabalho foi financiado pela Adenda nº 20 ao Protocolo de Cooperação Cultural, Científica, Pedagógica e Institucional entre a Universidade do Minho e a Universidade Nacional de Timor Lorosa'e. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Departamento de Engenharia Civil (DEC) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Betão permeável | por |
dc.subject | Porosidade | por |
dc.subject | Resistência | por |
dc.subject | Durabilidade | por |
dc.title | Propriedades de betão drenante em misturas com agregados reciclados | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationConferenceDate | 05 Dez. - 07 Dez. 2022 | por |
sdum.event.title | Congresso Construção 2022 | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationStartPage | 259 | por |
oaire.citationEndPage | 271 | por |
oaire.citationConferencePlace | Guimarães, Portugal | por |
sdum.conferencePublication | Construção 2022 Vol. I | por |
Aparece nas coleções: | C-TAC - Comunicações a Conferências Nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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