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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorXimenes, Josépor
dc.contributor.authorUher, Vojtechpor
dc.contributor.authorJesus, Carlos Manuel Gonçalvespor
dc.contributor.authorAguiar, J. L. Barroso depor
dc.contributor.authorPais, Jorge C.por
dc.date.accessioned2023-01-25T11:19:14Z-
dc.date.available2023-01-25T11:19:14Z-
dc.date.issued2022-12-05-
dc.identifier.isbn978-989-8793-13-3por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/82202-
dc.description.abstractO presente trabalho estuda o desenvolvimento de betão drenante para aplicação em pavimentos rodoviários, através do estudo das suas características físicas e mecânicas, apoiado numa campanha de ensaios laboratoriais, de várias composições. Os materiais de pavimento rígido com betão drenante, após sua construção, sofrem um processo de degradação sob a ação do tráfego e das condições climáticas. Esse processo, que ocorre durante a vida útil do piso, pode ser mais lento se for bem construído e mantido. Assim, é fundamental que a caracterização mecânica do betão seja adequada para a sua aplicação. Assim, os ensaios de trabalhabilidade e densidade devem ser realizados em relação ao betão fresco. No caso do betão endurecido, são os ensaios de resistência à compressão e flexão, os ensaios de permeabilidade e os ensaios de resistência ao desgaste. O betão permeável pode ser uma solução de segurança bem-sucedida para chuvas fortes e inundações cada vez mais frequentes. Este estudo teve como foco a obtenção de um betão permeável otimizado, dentro do escopo das normas internacionais, por meio da análise do betão feitos com as mesmas relações A/C e tempos de vibração e os diferentes percentuais de agregado reciclado. Os resultados mostram a forte influência de ambos os parâmetros sobre a distribuição de porosidade e permeabilidade e a influência negativa de porosidades mais altas sobre a resistência. O betão com relação de 0,35 W/C e tempo de vibração de 40 segundos e 30% de agregado reciclado foi selecionado por seu desempenho mecânico superior.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho foi financiado pela Adenda nº 20 ao Protocolo de Cooperação Cultural, Científica, Pedagógica e Institucional entre a Universidade do Minho e a Universidade Nacional de Timor Lorosa'e.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Departamento de Engenharia Civil (DEC)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBetão permeávelpor
dc.subjectPorosidadepor
dc.subjectResistênciapor
dc.subjectDurabilidadepor
dc.titlePropriedades de betão drenante em misturas com agregados recicladospor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationConferenceDate05 Dez. - 07 Dez. 2022por
sdum.event.titleCongresso Construção 2022por
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage259por
oaire.citationEndPage271por
oaire.citationConferencePlaceGuimarães, Portugalpor
sdum.conferencePublicationConstrução 2022 Vol. Ipor
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