Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/82011

TítuloDesempenho em misturas drenantes na prevenção de zonas com elevado risco de água
Autor(es)Ximenes, José
Jesus, Carlos Manuel Gonçalves
Aguiar, J. L. Barroso de
Pais, Jorge C.
Palavras-chavePavimento
Permeabilidade
Porosidade
Escoamento
Resistência
Pavement
Permeability
Porosity
Flow
Resistance
Data9-Nov-2022
Resumo(s)A rápida alteração do clima tem diversas consequências pelo mundo, inclusive nos grandes centros urbanos. Chuvas intensas, como as que ocorreram em diversos países, são relacionadas com danos na infraestrutura urbana e associados a riscos à sua segurança, tornando-se comuns no futuro, relacionados com alterações climáticas. A permeabilidade nos pavimentos rodoviários, particularmente nos pavimentos rígidos de drenagem que os compõem, assume um papel relevante em seu desempenho, influenciando aspetos como segurança e conforto na circulação dos veículos e a durabilidade da vida útil. O impacto da distribuição de permeabilidade de diversas misturas de betão drenante, teve como objetivo de otimizar uma mistura ideal para drenar a água segundos os requisitos técnicos normativos. Realizaram-se diversas misturas drenantes com diferentes razoes A/L (0.30;0.35;0.40), relacionando estas com os diferentes tempos de vibração (20; 40; 60 segundos) dos provetes submetidos a diversos ensaios e análises. A porosidade demostrou ter uma correlação com a escoamento da água, permitindo uma análise da relação entre a permeabilidade e a resistência a compressão do betão, de forma a justificar os requisitos técnicos de segurança, conforto e economia. A investigação destaca a forma de colmatar zonas défices de escoamento e prevenindo de uma forma os resultados das alterações climáticas.
The rapid change in climate has several consequences around the world, including in large urban centers. Intense rains, such as those that occurred in several countries, are related to damage to urban infrastructure and associated with risks to its safety, becoming common in the future, related to climate change. The permeability in road pavements, particularly in the rigid drainage pavements that compose them, plays an important role in their performance, influencing aspects such as safety and comfort in the circulation of vehicles and the durability of the useful life. The impact of the permeability distribution of different draining concrete mixes, aimed to optimize an ideal mix to drain water according to normative technical requirements. Several drainage mixtures were performed with different A/L ratios (0.30;0.35;0.40), relating these to the different vibration times (20; 40; 60 seconds) of the specimens subjected to different tests and analyses. Porosity was shown to be correlated with water flow, allowing an analysis of the relationship between permeability and compressive strength of concrete, in order to justify the technical requirements of safety, comfort and economy. The research highlights how to fill runoff areas and prevent the results of climate change in a way.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/82011
ISBN978-65-00-55912-5
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:C-TAC - Comunicações a Conferências Internacionais

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