Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/81816

TítuloEfeito da formação nas conceções de educadoras de infância sobre a sexualidade infantil
Outro(s) título(s)Effect of training on the conceptions of kindergarten teachers on the sexuality of children
Autor(es)Beliz, Vânia
Anastácio, Zélia
Palavras-chaveFormação em sexualidade
Educadoras de infância
Investigação-ação
Sexuality education
Preschool educators
Action-research
Data16-Jul-2022
EditoraAsociación Nacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia, Adolescencia y Mayores (INFAD)
RevistaInternational Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicologia
CitaçãoBeliz, V., & Caçador Anastácio, Z. (2022). Efeito da formação nas conceções de educadoras de infância sobre a sexualidade infantil. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., 2(1), 425–432. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2022.n1.v2.2376
Resumo(s)A escassa formação em educação para a sexualidade tem sido referida na literatura como um dos principais obstáculos das/os educadoras/es de infância, para abordagens sobre sexualidade junto das crianças em idade pré-escolar. A visão de que esta abordagem incentiva à sexualidade precoce e corrompe a inocência das crianças contribui para a insegurança das profissionais. Para melhorar o conhecimento, as crenças e o conforto, o reforço na formação em educação para a sexualidade tem sido apontado como uma estratégia importante. Com o objetivo de verificar o efeito da formação sobre as conceções das educadoras de infância, no contexto de uma investigação-ação, realizou-se uma oficina de formação de 6 horas, em que participaram 92 profissionais, portuguesas, com média de idades de 41 anos e de experiência profissional de 19 anos. As participantes responderam a um questionário on-line, antes e depois da oficina de formação. O Questionário de Educação Sexual para Educadoras/es de Infância (QESEI), composto por 3 escalas, resultou da tradução do original de Koch e Brick (1996). Os dados foram alvo de análise estatística com o programa SPSS. Constatou-se que os valores médios obtidos após a formação foram significativamente superiores aos do momento anterior à mesma para as três variáveis: conhecimento (M=16.10±4.38) vs (M=9.63±4.29), com t=-9.010 e p<.000; atitudes e crenças (M=121.25±11.18) vs (M=110.90±=11.37) com t=-5.522 e p<.0001 e conforto (M=23.31±4.00), vs (M=20.80±4.72) com t =-3.400 e p<.001. Conclui-se que a oficina de formação teve um efeito positivo na evolução do conhecimento, das atitudes e crenças e do nível de conforto das educadoras de infância relativamente à abordagem do tema da sexualidade na educação pré-escolar, o que revela a importância da formação específica neste domínio como fator importante para o desenvolvimento profissional e superação de obstáculos.
The scarce training in sexuality education has been referred to in the literature as one of the main obstacles for child care workers to approach pre-school children about sexuality. The view that this approach encourages early sexuality and corrupts the innocence of children contributes to the insecurity of professionals. To improve knowledge, beliefs and comfort, strengthening training in sexuality education has been highlighted as an important strategy. With the aim of verifying the effect of training on the conceptions of kindergarten teachers, in the context of an action research, a training workshop of 6 hours was carried out, in which 92 Portuguese professionals participated, with an average age of 41 years and a professional experience of 19 years. The participants answered an online questionnaire before and after the training workshop. The Questionnaire for Sex Education for EarlyChildhood Educators (QESEI), composed of 3 scales, resulted from the translation of the original questionnaire by Koch and Brick (1996). The data were statistically analysed using the SPSS program. We found that the mean values obtained after the training were significantly higher than before it for the three variables: knowledge(M=16.10±4.38) vs (M=9. 63±4.29), with t=-9.010 and p<.000; attitudes and beliefs (M=121.25±11.18) vs(M=110.90±=11.37) with t=-5.522 and p<.0001 and comfort (M=23.31±4.00), vs (M=20.80±4.72) with t =-3.400and p<.001. It is concluded that the training workshop had a positive effect on the evolution of knowledge, attitudes and beliefs and comfort level of kindergarten teachers regarding the approach to the topic of sexuality in preschool education, which reveals the importance of specific training in this field as an important factor for professional development and overcoming obstacles.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/81816
DOI10.17060/ijodaep.2022.n1.v2.2376
ISSN0214-9877
Versão da editorahttps://revista.infad.eu/index.php/IJODAEP/article/view/2376
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

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