Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/81816

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBeliz, Vâniapor
dc.contributor.authorAnastácio, Zéliapor
dc.date.accessioned2023-01-13T09:58:48Z-
dc.date.available2023-01-13T09:58:48Z-
dc.date.issued2022-07-16-
dc.identifier.citationBeliz, V., & Caçador Anastácio, Z. (2022). Efeito da formação nas conceções de educadoras de infância sobre a sexualidade infantil. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., 2(1), 425–432. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2022.n1.v2.2376por
dc.identifier.issn0214-9877-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/81816-
dc.description.abstractA escassa formação em educação para a sexualidade tem sido referida na literatura como um dos principais obstáculos das/os educadoras/es de infância, para abordagens sobre sexualidade junto das crianças em idade pré-escolar. A visão de que esta abordagem incentiva à sexualidade precoce e corrompe a inocência das crianças contribui para a insegurança das profissionais. Para melhorar o conhecimento, as crenças e o conforto, o reforço na formação em educação para a sexualidade tem sido apontado como uma estratégia importante. Com o objetivo de verificar o efeito da formação sobre as conceções das educadoras de infância, no contexto de uma investigação-ação, realizou-se uma oficina de formação de 6 horas, em que participaram 92 profissionais, portuguesas, com média de idades de 41 anos e de experiência profissional de 19 anos. As participantes responderam a um questionário on-line, antes e depois da oficina de formação. O Questionário de Educação Sexual para Educadoras/es de Infância (QESEI), composto por 3 escalas, resultou da tradução do original de Koch e Brick (1996). Os dados foram alvo de análise estatística com o programa SPSS. Constatou-se que os valores médios obtidos após a formação foram significativamente superiores aos do momento anterior à mesma para as três variáveis: conhecimento (M=16.10±4.38) vs (M=9.63±4.29), com t=-9.010 e p<.000; atitudes e crenças (M=121.25±11.18) vs (M=110.90±=11.37) com t=-5.522 e p<.0001 e conforto (M=23.31±4.00), vs (M=20.80±4.72) com t =-3.400 e p<.001. Conclui-se que a oficina de formação teve um efeito positivo na evolução do conhecimento, das atitudes e crenças e do nível de conforto das educadoras de infância relativamente à abordagem do tema da sexualidade na educação pré-escolar, o que revela a importância da formação específica neste domínio como fator importante para o desenvolvimento profissional e superação de obstáculos.por
dc.description.abstractThe scarce training in sexuality education has been referred to in the literature as one of the main obstacles for child care workers to approach pre-school children about sexuality. The view that this approach encourages early sexuality and corrupts the innocence of children contributes to the insecurity of professionals. To improve knowledge, beliefs and comfort, strengthening training in sexuality education has been highlighted as an important strategy. With the aim of verifying the effect of training on the conceptions of kindergarten teachers, in the context of an action research, a training workshop of 6 hours was carried out, in which 92 Portuguese professionals participated, with an average age of 41 years and a professional experience of 19 years. The participants answered an online questionnaire before and after the training workshop. The Questionnaire for Sex Education for EarlyChildhood Educators (QESEI), composed of 3 scales, resulted from the translation of the original questionnaire by Koch and Brick (1996). The data were statistically analysed using the SPSS program. We found that the mean values obtained after the training were significantly higher than before it for the three variables: knowledge(M=16.10±4.38) vs (M=9. 63±4.29), with t=-9.010 and p<.000; attitudes and beliefs (M=121.25±11.18) vs(M=110.90±=11.37) with t=-5.522 and p<.0001 and comfort (M=23.31±4.00), vs (M=20.80±4.72) with t =-3.400and p<.001. It is concluded that the training workshop had a positive effect on the evolution of knowledge, attitudes and beliefs and comfort level of kindergarten teachers regarding the approach to the topic of sexuality in preschool education, which reveals the importance of specific training in this field as an important factor for professional development and overcoming obstacles.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAsociación Nacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia, Adolescencia y Mayores (INFAD)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00317%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectFormação em sexualidadepor
dc.subjectEducadoras de infânciapor
dc.subjectInvestigação-açãopor
dc.subjectSexuality educationpor
dc.subjectPreschool educatorspor
dc.subjectAction-researchpor
dc.titleEfeito da formação nas conceções de educadoras de infância sobre a sexualidade infantilpor
dc.title.alternativeEffect of training on the conceptions of kindergarten teachers on the sexuality of childrenpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://revista.infad.eu/index.php/IJODAEP/article/view/2376por
oaire.citationStartPage425por
oaire.citationEndPage432por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationConferencePlaceBadajozpor
oaire.citationVolume2por
dc.identifier.doi10.17060/ijodaep.2022.n1.v2.2376por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalInternational Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicologiapor
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsSaúde de qualidadepor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
dc.subject.odsIgualdade de géneropor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
94.+Vânia+Beliz.pdf145,3 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID