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TítuloImpacto do controlo de qualidade nos indicadores de performance da produção manual de marroquinaria de luxo
Outro(s) título(s)Impact of quality control in the production performance of handcraft leather goods
Autor(es)Lopes, Margarida Quintas
Orientador(es)Espírito Santo, I. A. C. P.
Carvalho, André Mendes
Palavras-chaveQualidade
Controlo de qualidade
Autocontrolo
KPI
Marroquinaria de luxo
Quality
Quality control
Self-discipline
Luxury leather goods
Data5-Mar-2022
Resumo(s)O presente trabalho foi realizado no âmbito de um estágio curricular que tem como objetivo a conclusão de um ciclo de estudos, neste caso, o quinto ano do Mestrado Integrado em Engenharia Biológica, com especialização em Engenharia Química e Alimentar na Universidade do Minho. Esta tese de mestrado foi realizada na ATEPELI – Ateliers de Portugal, uma empresa que fabrica componentes de marroquinaria de luxo para um grupo com renome internacional. A Qualidade é uma temática muito atual nas empresas, sendo que diariamente estas devem procurar novas ferramentas e meios de modo a atingirem todos os requisitos que levam à satisfação do cliente. Esta é a base fundamental da Qualidade. Este projeto nasceu pelo facto de a ATEPELI querer inovar na Qualidade através da estruturação e reforço do controlo de Qualidade em cada uma das etapas e postos de produção, sendo assim possível identificar erros, lançar alertas e planos de ação na produção, de modo a se otimizar a taxa de conformidade e diminuir a taxa de reparações internas. Inicialmente foi feita uma revisão bibliográfica, sendo que depois foi construída uma breve introdução e caracterização da empresa, onde de seguida foi analisada a situação atual da empresa, ou seja, quais as ferramentas em uso e quais os assuntos mais impactantes para esta. Após esta análise, foi possível observar-se que algumas temáticas podiam ser melhoradas de forma a otimizar-se o controlo de Qualidade e ajudar todos os envolvidos a realizar as suas tarefas do dia-a-dia de forma mais autónoma e eficaz. Depois de serem identificadas as problemáticas, foram idealizadas ações, sendo que algumas foram implementadas e tiveram um impacto positivo na produção diária e na gestão de alertas de clientes. Por outro lado, algumas propostas de melhoria não foram implementadas devido à limitação temporal, mas foi possível a realização de estimativas caso as propostas fossem implementadas, sendo que estas propostas serão alvo de seguimento no futuro na empresa.
This work was carried out as part of a curricular internship aimed at the conclusion of a cycle of studies, in this case, the 5th year of the Integrated Masters in Biological Engineering, with a specialization in Chemical and Food Engineering at the University of Minho. This master thesis was carried out in ATEPELI - Ateliers de Portugal, a company that manufactures luxury leather goods components for a group of international renown. Quality is a very current issue in companies, and every day companies must seek new tools and means in order to achieve all the requirements and lead to customer satisfaction. This is the fundamental basis of Quality. This project was born because ATEPELI wants to innovate in the Quality throughout the structuring and reinforcement of the Quality control in each stage and production posts, being thus possible to identify errors, launch alerts and plans of action in the production, in order to optimize the tax of conformity and to diminish the tax of internal repairs. Initially, a bibliographical review was carried out, followed by a brief introduction and characterisation of the company. Then, the current situation of the company was analysed, in other words, which tools were in use and which issues had the most impact on the company. After this analysis, it was possible to observe that some issues could be improved in order to optimise the Quality Control and help everyone involved to perform their daily tasks in a more autonomous and effective way. After the problems were identified, actions were idealized, and some were implemented and had a positive impact on daily production and on the management of customer alerts. On the other hand, some improvement proposals were not implemented due to time constraints, but it was possible to make estimates if the proposals were implemented, and these proposals will be followed up in the future in the company.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia Biológica
URIhttps://hdl.handle.net/1822/80948
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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