Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/80944
Título: | Questionário de adaptação ao ensino superior remoto (QAES-R): estudo de validação |
Autor(es): | Pereira-Neto, Lauro L. Faria, Ana Amália G. B. T. Almeida, Leandro S. |
Palavras-chave: | Ensino superior Adaptação académica Pandemia da Covid-19 Evasão Ensino remoto Emergencial COVID-19 |
Data: | 30-Set-2021 |
Editora: | Revista E-Psi & PsyAssessmentLab |
Revista: | Revista E-Psi: Revista Eletrónica de Psicologia, Educação e Saúde |
Resumo(s): | Nos estudos relacionados à psicologia da educação, o fenômeno da adaptação acadêmica tem sido recorrente por sua estreita relação com o sucesso ou evasão do estudante na universidade. Durante a pandemia da Covid-19, o processo de ensino-aprendizagem passou por mudanças significativas e a implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) teve impacto na adaptação acadêmica dos estudantes. O objetivo deste artigo foi contribuir para a validação do Questionário de Adaptação ao Ensino Superior Remoto QAES-R (Ferraz et al., 2020). O questionário foi aplicado a uma amostra de 420 estudantes matriculados no ensino superior dos cursos ofertados pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL-Campus Maceió). Os estudantes eram, em sua maioria, do sexo feminino, com idade entre 17 e 67 anos e matriculados em cursos tecnológicos de curta duração e cursos de longa duração, licenciaturas e bacharelados. A análise fatorial exploratória, recorrendo-se ao método dos componentes principais, permitiu agrupar os itens seguindo a estrutura das cinco dimensões proposta na versão original: institucional, interpessoal, estudo, pessoal-emocional e planejamento de carreira. Os indicadores de precisão e validade mostraram-se adequados à utilização do questionário na investigação, registrando-se impacto da vivência da Covid-19 e do Ensino Remoto Emergencial nos níveis de adaptação dos estudantes ao Ensino Superior. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/80944 |
ISSN: | 2182-7591 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Questionário de Adaptação ao Ensino Superior Remoto (QAES-R).pdf | 448,62 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons