Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/80944
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira-Neto, Lauro L. | por |
dc.contributor.author | Faria, Ana Amália G. B. T. | por |
dc.contributor.author | Almeida, Leandro S. | por |
dc.date.accessioned | 2022-12-04T20:58:02Z | - |
dc.date.available | 2022-12-04T20:58:02Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-30 | - |
dc.identifier.issn | 2182-7591 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/80944 | - |
dc.description.abstract | Nos estudos relacionados à psicologia da educação, o fenômeno da adaptação acadêmica tem sido recorrente por sua estreita relação com o sucesso ou evasão do estudante na universidade. Durante a pandemia da Covid-19, o processo de ensino-aprendizagem passou por mudanças significativas e a implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) teve impacto na adaptação acadêmica dos estudantes. O objetivo deste artigo foi contribuir para a validação do Questionário de Adaptação ao Ensino Superior Remoto QAES-R (Ferraz et al., 2020). O questionário foi aplicado a uma amostra de 420 estudantes matriculados no ensino superior dos cursos ofertados pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL-Campus Maceió). Os estudantes eram, em sua maioria, do sexo feminino, com idade entre 17 e 67 anos e matriculados em cursos tecnológicos de curta duração e cursos de longa duração, licenciaturas e bacharelados. A análise fatorial exploratória, recorrendo-se ao método dos componentes principais, permitiu agrupar os itens seguindo a estrutura das cinco dimensões proposta na versão original: institucional, interpessoal, estudo, pessoal-emocional e planejamento de carreira. Os indicadores de precisão e validade mostraram-se adequados à utilização do questionário na investigação, registrando-se impacto da vivência da Covid-19 e do Ensino Remoto Emergencial nos níveis de adaptação dos estudantes ao Ensino Superior. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Revista E-Psi & PsyAssessmentLab | - |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.subject | Adaptação académica | por |
dc.subject | Pandemia da Covid-19 | por |
dc.subject | Evasão | por |
dc.subject | Ensino remoto | por |
dc.subject | Emergencial | por |
dc.subject | COVID-19 | por |
dc.title | Questionário de adaptação ao ensino superior remoto (QAES-R): estudo de validação | por |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationStartPage | 19 | por |
oaire.citationEndPage | 37 | por |
oaire.citationVolume | 1 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.journal | Revista E-Psi: Revista Eletrónica de Psicologia, Educação e Saúde | por |
oaire.version | VoR | por |
dc.identifier.articlenumber | 2 | por |
dc.subject.ods | Educação de qualidade | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Questionário de Adaptação ao Ensino Superior Remoto (QAES-R).pdf | 448,62 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons