Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/80523
Título: | Capacitação docente em tempos de pandemia: gamificação, flipped classroom e avaliação formativa no Moodle |
Outro(s) título(s): | Teacher training in pandemic times: gamification, flipped classroom and formative assessment in Moodle |
Autor(es): | Sales, Gilvandenys Leite Silva, Bento Duarte Lencastre, José Alberto |
Palavras-chave: | Gamificação Capacitação docente Avaliação formativa Modelo LV Teacher training Formative assessment Model LV Gamification |
Data: | 11-Jul-2022 |
Editora: | Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Grupo de Pesquisa Contexto e Educação (CNPq/UERN) |
Revista: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
Citação: | Sales, G. L., Silva, B. D., & Lencastre, J. A. (2022). Capacitação Docente em Tempos de Pandemia: gamificação, flipped classroom e avaliação formativa no Moodle. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 8, n. 25, Jan 2022, 146-163. |
Resumo(s): | Face a demanda para capacitação docente diante da pandemia de COVID-19, é mister
que professores dominem ferramentas online síncronas ou assíncronas,
principalmente, aquelas que auxiliam no indicativo de presencialidade discente e
favorecem a avaliação processual. Para tanto, apresenta-se o Moodle com abordagem
de Sala de Aula Invertida e Gamificação, devidamente customizado com elementos de
jogos e associado ao modelo de avaliação formativa Learning Vectors (LV). Esta
pesquisa validou a métrica de avaliação Fator β do Modelo LV, tal métrica pode motivar
os cursistas e gerar empoderamento. O LV implementado no Moodle também pode
otimizar a carga de trabalho do professor no gerenciamento do curso, ao apresentar as
notas das atividades (aspecto quantitativo), o Fator β (aspecto qualitativo) e o cômputo
de faltas. Espera-se que professores possam reinventar a sua sala de aula e fazer o “Novo
Normal” pedagógico. In view of the demand for teacher training in the face of the COVID-19 pandemic, it is necessary for teachers to master synchronous or asynchronous online tools, especially those that assist in the presence of students and favor procedural assessment. To this end, Moodle is presented with an Flipped Classroom and Gamification approach, duly customized with game elements and associated with a Learning Vectors formative assessment model (LV). This research validated the LV Model Factor β evaluation metric, such a metric can motivate course participants and generate empowerment. The LV implemented in Moodle can also optimize the teacher's workload in managing the course, by presenting the notes of the activities (quantitative aspect), the Factor β (qualitative aspect) and the computation of absences. It is hoped that teachers will be able to reinvent their classroom and do the pedagogical “New Normal”. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/80523 |
DOI: | 10.21920/recei72022825146163 |
e-ISSN: | 2447-0783 |
Versão da editora: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3844 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_revista_RECEI_GilvandenysSales_BentoSilva_JoséAlbertoLencastre.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |