Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/80523

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSales, Gilvandenys Leitepor
dc.contributor.authorSilva, Bento Duartepor
dc.contributor.authorLencastre, José Albertopor
dc.date.accessioned2022-11-09T10:50:59Z-
dc.date.available2022-11-09T10:50:59Z-
dc.date.issued2022-07-11-
dc.identifier.citationSales, G. L., Silva, B. D., & Lencastre, J. A. (2022). Capacitação Docente em Tempos de Pandemia: gamificação, flipped classroom e avaliação formativa no Moodle. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 8, n. 25, Jan 2022, 146-163.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/80523-
dc.description.abstractFace a demanda para capacitação docente diante da pandemia de COVID-19, é mister que professores dominem ferramentas online síncronas ou assíncronas, principalmente, aquelas que auxiliam no indicativo de presencialidade discente e favorecem a avaliação processual. Para tanto, apresenta-se o Moodle com abordagem de Sala de Aula Invertida e Gamificação, devidamente customizado com elementos de jogos e associado ao modelo de avaliação formativa Learning Vectors (LV). Esta pesquisa validou a métrica de avaliação Fator β do Modelo LV, tal métrica pode motivar os cursistas e gerar empoderamento. O LV implementado no Moodle também pode otimizar a carga de trabalho do professor no gerenciamento do curso, ao apresentar as notas das atividades (aspecto quantitativo), o Fator β (aspecto qualitativo) e o cômputo de faltas. Espera-se que professores possam reinventar a sua sala de aula e fazer o “Novo Normal” pedagógico.por
dc.description.abstractIn view of the demand for teacher training in the face of the COVID-19 pandemic, it is necessary for teachers to master synchronous or asynchronous online tools, especially those that assist in the presence of students and favor procedural assessment. To this end, Moodle is presented with an Flipped Classroom and Gamification approach, duly customized with game elements and associated with a Learning Vectors formative assessment model (LV). This research validated the LV Model Factor β evaluation metric, such a metric can motivate course participants and generate empowerment. The LV implemented in Moodle can also optimize the teacher's workload in managing the course, by presenting the notes of the activities (quantitative aspect), the Factor β (qualitative aspect) and the computation of absences. It is hoped that teachers will be able to reinvent their classroom and do the pedagogical “New Normal”.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Estado do Rio Grande do Norte. Grupo de Pesquisa Contexto e Educação (CNPq/UERN)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGamificaçãopor
dc.subjectCapacitação docentepor
dc.subjectAvaliação formativapor
dc.subjectModelo LVpor
dc.subjectTeacher trainingpor
dc.subjectFormative assessmentpor
dc.subjectModel LVpor
dc.subjectGamificationpor
dc.titleCapacitação docente em tempos de pandemia: gamificação, flipped classroom e avaliação formativa no Moodlepor
dc.title.alternativeTeacher training in pandemic times: gamification, flipped classroom and formative assessment in Moodlepor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3844por
oaire.citationStartPage146por
oaire.citationEndPage163por
oaire.citationIssue25por
oaire.citationVolume8por
dc.identifier.eissn2447-0783por
dc.identifier.doi10.21920/recei72022825146163por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalRevista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinarpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2022_revista_RECEI_GilvandenysSales_BentoSilva_JoséAlbertoLencastre.pdf1,01 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID