Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/80001
Título: | As políticas neoliberais e a formação pós-graduada de professores: um estudo sobre professores com doutoramento no sistema de ensino não superior |
Autor(es): | Macedo, Elisabete Torres, Leonor Lima |
Palavras-chave: | políticas educativas políticas neoliberais formação de professores |
Data: | Jul-2022 |
Editora: | Associação Portuguesa de Sociologia (APS) |
Citação: | Macedo, Elisabete & Torres, Leonor L. (2022). As políticas neoliberais e a formação pós-graduada de professores: um estudo sobre professores com doutoramento no sistema de ensino não superior. In Associação Portuguesa de Sociologia (Org.), Identidades ao rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente. Atas do XI Congresso Português de Sociologia (pp. 1-28). Lisboa: APS. |
Resumo(s): | A dinâmica das políticas educativas das últimas décadas avançou em múltiplas escalas, disseminando a racionalidade económica na gestão escolar, orientando o desempenho dos alunos para uma lógica de resultados mensuráveis. Sob influência desta agenda, os currículos da formação de professores passaram a enfatizar dimensões economicamente rentáveis, encetando um processo de transformações profundas, pleno de tensões e contradições. Sob a vigência de racionalidades educativas divergentes, a formação de professores é realçada como determinante para o sucesso do ensino, todavia, examinando as políticas educativas atuais, transparecem sentidos contrários. Partindo de uma análise diacrónica sobre a interferência das políticas de pendor neoliberal nas atuais políticas educativas, procurámos refletir sociologicamente sobre que lógicas podem explicar a divergência, entre políticas que afirmam a formação de professores como um valor excecional, e a ausência de uma política de formação/desenvolvimento profissional, que enquadre um conjunto crescente de professores, cujo percurso formativo atingiu o grau académico de doutoramento |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/80001 |
ISBN: | 978-989-97981-7-5 |
Versão da editora: | https://aps.pt/wp-content/uploads/XI_Congresso/Educação_XI-APS-43312.pdf |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educacao_XI-APS-43312.pdf | 679,4 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons