Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/80001
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Macedo, Elisabete | por |
dc.contributor.author | Torres, Leonor Lima | por |
dc.date.accessioned | 2022-10-10T21:00:16Z | - |
dc.date.available | 2022-10-10T21:00:16Z | - |
dc.date.issued | 2022-07 | - |
dc.date.submitted | 2022-02 | - |
dc.identifier.citation | Macedo, Elisabete & Torres, Leonor L. (2022). As políticas neoliberais e a formação pós-graduada de professores: um estudo sobre professores com doutoramento no sistema de ensino não superior. In Associação Portuguesa de Sociologia (Org.), Identidades ao rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente. Atas do XI Congresso Português de Sociologia (pp. 1-28). Lisboa: APS. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-97981-7-5 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/80001 | - |
dc.description.abstract | A dinâmica das políticas educativas das últimas décadas avançou em múltiplas escalas, disseminando a racionalidade económica na gestão escolar, orientando o desempenho dos alunos para uma lógica de resultados mensuráveis. Sob influência desta agenda, os currículos da formação de professores passaram a enfatizar dimensões economicamente rentáveis, encetando um processo de transformações profundas, pleno de tensões e contradições. Sob a vigência de racionalidades educativas divergentes, a formação de professores é realçada como determinante para o sucesso do ensino, todavia, examinando as políticas educativas atuais, transparecem sentidos contrários. Partindo de uma análise diacrónica sobre a interferência das políticas de pendor neoliberal nas atuais políticas educativas, procurámos refletir sociologicamente sobre que lógicas podem explicar a divergência, entre políticas que afirmam a formação de professores como um valor excecional, e a ausência de uma política de formação/desenvolvimento profissional, que enquadre um conjunto crescente de professores, cujo percurso formativo atingiu o grau académico de doutoramento | por |
dc.description.sponsorship | Este trabalho é financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho, projetos UIDB/01661/2020 e UIDP/01661/2020, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Associação Portuguesa de Sociologia (APS) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F01661%2F2020/PT | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F01661%2F2020/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | políticas educativas | por |
dc.subject | políticas neoliberais | por |
dc.subject | formação de professores | por |
dc.title | As políticas neoliberais e a formação pós-graduada de professores: um estudo sobre professores com doutoramento no sistema de ensino não superior | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | https://aps.pt/wp-content/uploads/XI_Congresso/Educação_XI-APS-43312.pdf | por |
oaire.citationConferenceDate | 29 - 31 março 2021 | por |
sdum.event.title | XI Congresso Português de Sociologia - Identidades ao rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente. | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationStartPage | 1 | por |
oaire.citationEndPage | 28 | por |
oaire.citationConferencePlace | Lisboa | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Sociologia | por |
sdum.conferencePublication | Identidades ao rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente. Atas do XI Congresso Português de Sociologia | por |
oaire.version | VoR | por |
dc.subject.ods | Educação de qualidade | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educacao_XI-APS-43312.pdf | 679,4 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons