Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/79856
Título: | Quando a motivação vai a jogo: a produção de vídeos para angariação de novas atletas de futebol feminino |
Autor(es): | Guimarães, Gabriela Amorim |
Orientador(es): | Sá, Alberto |
Palavras-chave: | Futebol Futebol feminino Motivação Audiovisual Football Women's football Motivation Audio-visual |
Data: | 7-Fev-2022 |
Resumo(s): | O presente trabalho propôs desenvolver um Projeto de Ação que visou formular conteúdos
audiovisuais, com formato de vídeos promocionais. O intuito foi disseminar a prática do futebol
feminino dentro do público-alvo, que é o do escalão jovem entre os 10 e os 17 anos, que
corresponde à faixa etária de trabalho da Associação Juvenil Escola de Formação em Futebol
Fintas, organização em que o presente Projeto de Ação foi executado.
Para o enquadramento teórico utilizou-se conhecimentos das áreas de Ciências Sociais e
Ciências da Comunicação, abordando a temática da motivação, emoção e competição das
mulheres no processo de formação para ser um jogadora de futebol e a mesma abordagem se
repetiu com jogadoras profissionais.
Foram produzidos materiais audiovisuais com entrevistas de atletas da Associação Juvenil
Escola de Formação em Futebol Fintas e de times do Norte de Portugal. Os vídeos foram
produzidos com formato motivacional e tiveram o intuito de proporcionar ao público uma reflexão
sobre o tema. Procurando desconstruir pré-concepções sobre o futebol feminino e incentivar o
debate sobre a prática desportiva.
Os materiais audiovisuais foram exibidos em escolas, pois era o ambiente em que estava
concentrado o público-alvo. No final da exibição foi aplicado um questionário que procurou analisar
as impressões dos vídeos. The present work proposed to develop an Action Project that aimed to formulate audiovisual content in the format of promotional videos. The aim was to disseminate the practice of women's football within the target audience, which is the youth group between 10 and 17 years old, which corresponds to the working age group of Associação Juvenil Escola de Formação em Futebol Fintas, an organization in which the present Action Project was executed. For the theoretical framework, knowledge from the areas of Social Sciences and Communication Sciences was used, addressing the theme of motivation, emotion and competition of women in the process of training to be a football player and the same approach was repeated with professional players. Audiovisual materials were produced with interviews with athletes from the Associação Juvenil Escola de Formação em Futebol Fintas and teams from Northern Portugal. The videos were produced in a motivational format and were intended to provide the public with a reflection on the topic. Seeking to deconstruct preconceptions about women's football and encourage the debate on sports practice. The audiovisual materials were shown in schools, as that was the environment in which the target audience was concentrated. At the end of the exhibition, a questionnaire was applied that sought to analyze the impressions of the videos. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (especialização Audiovisual e Multimédia) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/79856 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gabriela Amorim Guimaraes.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,38 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons