Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/79856

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSá, Albertopor
dc.contributor.authorGuimarães, Gabriela Amorimpor
dc.date.accessioned2022-10-03T08:02:19Z-
dc.date.available2022-10-03T08:02:19Z-
dc.date.issued2022-02-07-
dc.date.submitted2021-06-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/79856-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (especialização Audiovisual e Multimédia)por
dc.description.abstractO presente trabalho propôs desenvolver um Projeto de Ação que visou formular conteúdos audiovisuais, com formato de vídeos promocionais. O intuito foi disseminar a prática do futebol feminino dentro do público-alvo, que é o do escalão jovem entre os 10 e os 17 anos, que corresponde à faixa etária de trabalho da Associação Juvenil Escola de Formação em Futebol Fintas, organização em que o presente Projeto de Ação foi executado. Para o enquadramento teórico utilizou-se conhecimentos das áreas de Ciências Sociais e Ciências da Comunicação, abordando a temática da motivação, emoção e competição das mulheres no processo de formação para ser um jogadora de futebol e a mesma abordagem se repetiu com jogadoras profissionais. Foram produzidos materiais audiovisuais com entrevistas de atletas da Associação Juvenil Escola de Formação em Futebol Fintas e de times do Norte de Portugal. Os vídeos foram produzidos com formato motivacional e tiveram o intuito de proporcionar ao público uma reflexão sobre o tema. Procurando desconstruir pré-concepções sobre o futebol feminino e incentivar o debate sobre a prática desportiva. Os materiais audiovisuais foram exibidos em escolas, pois era o ambiente em que estava concentrado o público-alvo. No final da exibição foi aplicado um questionário que procurou analisar as impressões dos vídeos.por
dc.description.abstractThe present work proposed to develop an Action Project that aimed to formulate audiovisual content in the format of promotional videos. The aim was to disseminate the practice of women's football within the target audience, which is the youth group between 10 and 17 years old, which corresponds to the working age group of Associação Juvenil Escola de Formação em Futebol Fintas, an organization in which the present Action Project was executed. For the theoretical framework, knowledge from the areas of Social Sciences and Communication Sciences was used, addressing the theme of motivation, emotion and competition of women in the process of training to be a football player and the same approach was repeated with professional players. Audiovisual materials were produced with interviews with athletes from the Associação Juvenil Escola de Formação em Futebol Fintas and teams from Northern Portugal. The videos were produced in a motivational format and were intended to provide the public with a reflection on the topic. Seeking to deconstruct preconceptions about women's football and encourage the debate on sports practice. The audiovisual materials were shown in schools, as that was the environment in which the target audience was concentrated. At the end of the exhibition, a questionnaire was applied that sought to analyze the impressions of the videos.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectFutebolpor
dc.subjectFutebol femininopor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectAudiovisualpor
dc.subjectFootballpor
dc.subjectWomen's footballpor
dc.subjectMotivationpor
dc.subjectAudio-visualpor
dc.titleQuando a motivação vai a jogo: a produção de vídeos para angariação de novas atletas de futebol femininopor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202988775por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade12 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Ciências Sociaispor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Gabriela Amorim Guimaraes.pdfDissertação de Mestrado1,38 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID