Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/79520

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Anabelapor
dc.contributor.authorTeixeira, Marta Alexandra Pereirapor
dc.date.accessioned2022-09-14T17:27:56Z-
dc.date.available2022-09-14T17:27:56Z-
dc.date.issued2021-11-11-
dc.date.submitted2021-07-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/79520-
dc.descriptionProjeto de ação de mestrado em Ciências da Comunicação (especialização em Relações Públicas e Publicidade)por
dc.description.abstractO projeto apresentado foi levado a cabo num centro de formação de adultos da cidade de Braga, a CuboForma, e propõe um plano estratégico de comunicação a ser desenvolvido e implementado na entidade. O foco principal do projeto está em melhorar a comunicação externa e interna da entidade tendo em vista o alcance dos seus objetivos organizacionais. Este trabalho partiu da seguinte questão: até que ponto será possível aumentar a notoriedade de uma entidade através de ações de comunicação focadas na comunicação digital e no seu público-alvo? Neste sentido, formulou-se a seguinte hipótese: a notoriedade da entidade aumenta quando é trabalhada a comunicação digital e são desenvolvidas ações para um público alvo específico e segmentado. Para responder à questão foram utilizados os instrumentos de recolha de dados seguintes: questionários a antigos clientes, possíveis clientes e clientes recentes e um grupo de foco com um público experimental. Com a conclusão do projeto, os seus resultados apontam para a confirmação da hipótese apresentada. Efetivamente, concluiu-se que a utilização de estratégias direcionadas para um público alvo específico e segmentado, assim como, o desenvolvimento das estratégias digitais da entidade, promoveram um aumento de notoriedade da CuboForma – Centro de Formação. No entanto, considera-se necessário que ações como as que foram propostas tenham uma constante atualização e implementação para que os resultados positivos se mantenham constantes.por
dc.description.abstractThe following project was developed for a vocational training center of the city of Braga, CuboForma. It proposes a strategic communication plan to be developed and implemented by the vocational center. The focus of the project is to improve the entity’s external and internal communication in order to help it achieve its organizational objectives. This work project started from the following initial question: to what extent is it possible to increase the notoriety of an entity through communication actions focused on digital communication and on its target audience? A hypothesis was formulated: the entity’s notoriety increases when digital communication actions are implemented, and specific actions are created for the target audience. To answer the starting question, the following data collection instruments were used: surveys to former, potential, and recent clients, and a focus group with an experimental target audience. By the end of this project, we concluded that the hypothesis was confirmed. Indeed, it was concluded that the use of strategies aimed at a specific and segmented target audience, as well as the development of the brand’s digital strategies, promoted an increase in the notoriety of CuboForma – Centro de Formação. However, it is crucial that the actions that were proposed have a constant update and implementation so that they can lead to more positive results from now on.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectCentro de formaçãopor
dc.subjectEducação de adultospor
dc.subjectEstratégia de comunicaçãopor
dc.subjectInvestigação-açãopor
dc.subjectProjeto de açãopor
dc.subjectVocational schoolpor
dc.subjectAdult educationpor
dc.subjectCommunication strategypor
dc.subjectCommunicationpor
dc.subjectAction-researchpor
dc.subjectAction projectpor
dc.titlePlano estratégico de comunicação para um centro de formação e educação de adultospor
dc.title.alternativeStrategic communication plan for an adult vocational training and education centerpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203037430por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Ciências Sociaispor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Marta Alexandra Pereira Teixeira.pdfProjeto de Mestrado57,55 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID