Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/78685
Título: | A coerência e a coesão textual no desenvolvimento de competências de leitura e escrita na aula de Português |
Autor(es): | Esteves, Susana Catarina Pereira |
Orientador(es): | Carvalho, José António Brandão |
Palavras-chave: | Ensino da escrita Coesão e coerência textual Teaching of writing Cohesion and textual coherence |
Data: | 5-Abr-2022 |
Resumo(s): | O presente relatório apresenta o projeto de investigação-ação realizado ao longo de um ano de
estágio curricular integrado no Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e
Ensino Secundário.
Construído a partir do diagnóstico resultante da observação de aulas, no início do ano, este projeto
teve como objetivo desenhar, implementar e avaliar estratégias de ensino da escrita, focadas em
aspetos relativos à coesão e à coerência textual, no ensino secundário, sendo concretizado em
atividades de compreensão, análise e produção de texto.
Este relatório de estágio é composto por três partes: uma parte teórica, em que se procede a uma
contextualização da escrita, dos seus subprocessos e da coesão e coerência e, a leitura; e duas
partes práticas, em que se procede à contextualização do contexto de intervenção e a
implementação do projeto onde são descritas as atividades desenvolvidas objetivando-se
desenvolvimento das competências dos alunos no que respeita às suas produções escritas, ou
seja, o aluno deveria ficar capaz de redigir com desenvoltura, consistência, adequação e correção
os textos planificados recorrendo à coerência e coesão.
O relatório termina com a avaliação do trabalho desenvolvido, a partir da análise dos textos
produzidos pelos alunos This report presents the project carried out over a year of curricular internship integrated in the Master in Portuguese Teaching in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education. Designed from the diagnosis resulting from the observation of classes at the beginning of the year, this project aimed to design, implement, and evaluate strategies for teaching writing, focused on aspects related to textual cohesion and coherence, in secondary education, being implemented in comprehension, analysis and text production activities. This internship report consists of three parts: a theoretical part, in which the writing, its subprocesses and cohesion and coherence and reading are contextualized; and two practical parts, in which the work is contextualized and where the activities developed are described enhancing to develop the students’ writing skills, that is, the student should be able to write with ease, consistency, adequacy and correction of the planned texts, resorting to coherence and cohesion. The report ends with the evaluation of the work developed, based on the analysis of the texts produced by the students. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/78685 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Susana Catarina Pereira Esteves.pdf | 7,74 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons