Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/78618
Título: | Potencialidades do livro-objeto para a formação de leitores infantis |
Outro(s) título(s): | Potentialities of the object-book for the training of child readers |
Autor(es): | Amorim, Rita Martins Arantes |
Orientador(es): | Silva, Sara Raquel Reis da |
Palavras-chave: | Livro-objeto Literatura para a infância Intertextualidade Object-book Children’s literature Intertextuality |
Data: | 16-Fev-2022 |
Resumo(s): | O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino
Supervisionada, realizada em contexto Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Pretende demonstrar as
potencialidades que o livro-objeto pode ter para a promoção da leitura e da literatura, de modo a formar
pré-leitores e leitores, ou seja, leitores infantis.
Assim sendo, procuramos tratar as problemáticas diagnosticadas nos diferentes contextos com esta
tipologia de livro. Através de observações constantes e atentas, foram perspetivados os interesses e
necessidades de cada grupo de crianças, os quais suportaram a seleção de obras literárias e textos a
mobilizar. Foi a partir dessas obras e textos que se desenvolveram as restantes atividades, incluindo as
respeitantes a áreas e aos domínios propostos nos Programas e Metas Curriculares.
Foi notório o interesse que os livros-objeto utilizados despertaram nas crianças, cativando-as para a
sua exploração de forma autónoma e espontânea. Assim, este recurso estético constituiu, tanto quanto
foi possível concluir, o centro do sucesso deste projeto, conseguindo atingir os objetivos estipulados no
seu início, nomeadamente a aproximação das crianças com o mundo literário, e possibilitar uma
exploração intertextual.
Toda a implementação no decurso da PES I e II baseou-se, sobretudo, no modelo de Investigação Ação, em articulação com outras metodologias. As pesquisas minuciosas de autores, pedagogos,
investigadores, entre outros, sustentam o enquadramento teórico deste projeto e foram uma referência
para uma prática mais consciente, situada e adequada.
Refletindo sobre o trabalho realizado no decurso do projeto, registamos uma avaliação do mesmo, as
aprendizagens significativas, as dificuldades sentidas e as suas limitações que, de uma forma ou outra,
contribuíram para um crescimento pessoal e profissional. This report was developed during the course of Pratical Supervisioned Teaching, developed on the context of kidergartens and primary school. It aims at demonstrating the potentiallity of the object-book for the promotion of reading and literature, with the intent of readers formation. Thus, the identified problematics in the different contexts were resolved with this book’s typology. Through slow and constant observations, diverse needs and interests were observed for each group of children that supported the current studies. From these studies several activities were developed, including the many areas and domains proposed by the curricular programs. To be noted that the utilized object-book impulsed childrens interest, captivating their exploration in a spontaneous and autonomous way. Therefore, these were the center of success in this project, managing to achieve the goals that were defined in its beggining, for instance, the childrens aproach to the literary world and enables na intertextual exploration. Every implementation during the PES I and II was specially based in the Action-Investigation, in articulation with other methods. The research on authors, pedagogues, investigators, etc. sustain the theoretical framework of this project and served as a reference for a more adequate and conscious practice. Reflecting on the necessary work during the process of this project, arises an evaluation of the abundant learning processes, its difficulties and limitations, that contributed not only for personal, but also professional growth. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/78618 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rita Martins Arantes Amorim.pdf | 2,5 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons