Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78618

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Sara Raquel Reis dapor
dc.contributor.authorAmorim, Rita Martins Arantespor
dc.date.accessioned2022-07-05T14:17:28Z-
dc.date.available2022-07-05T14:17:28Z-
dc.date.issued2022-02-16-
dc.date.submitted2021-12-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/78618-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, realizada em contexto Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Pretende demonstrar as potencialidades que o livro-objeto pode ter para a promoção da leitura e da literatura, de modo a formar pré-leitores e leitores, ou seja, leitores infantis. Assim sendo, procuramos tratar as problemáticas diagnosticadas nos diferentes contextos com esta tipologia de livro. Através de observações constantes e atentas, foram perspetivados os interesses e necessidades de cada grupo de crianças, os quais suportaram a seleção de obras literárias e textos a mobilizar. Foi a partir dessas obras e textos que se desenvolveram as restantes atividades, incluindo as respeitantes a áreas e aos domínios propostos nos Programas e Metas Curriculares. Foi notório o interesse que os livros-objeto utilizados despertaram nas crianças, cativando-as para a sua exploração de forma autónoma e espontânea. Assim, este recurso estético constituiu, tanto quanto foi possível concluir, o centro do sucesso deste projeto, conseguindo atingir os objetivos estipulados no seu início, nomeadamente a aproximação das crianças com o mundo literário, e possibilitar uma exploração intertextual. Toda a implementação no decurso da PES I e II baseou-se, sobretudo, no modelo de Investigação Ação, em articulação com outras metodologias. As pesquisas minuciosas de autores, pedagogos, investigadores, entre outros, sustentam o enquadramento teórico deste projeto e foram uma referência para uma prática mais consciente, situada e adequada. Refletindo sobre o trabalho realizado no decurso do projeto, registamos uma avaliação do mesmo, as aprendizagens significativas, as dificuldades sentidas e as suas limitações que, de uma forma ou outra, contribuíram para um crescimento pessoal e profissional.por
dc.description.abstractThis report was developed during the course of Pratical Supervisioned Teaching, developed on the context of kidergartens and primary school. It aims at demonstrating the potentiallity of the object-book for the promotion of reading and literature, with the intent of readers formation. Thus, the identified problematics in the different contexts were resolved with this book’s typology. Through slow and constant observations, diverse needs and interests were observed for each group of children that supported the current studies. From these studies several activities were developed, including the many areas and domains proposed by the curricular programs. To be noted that the utilized object-book impulsed childrens interest, captivating their exploration in a spontaneous and autonomous way. Therefore, these were the center of success in this project, managing to achieve the goals that were defined in its beggining, for instance, the childrens aproach to the literary world and enables na intertextual exploration. Every implementation during the PES I and II was specially based in the Action-Investigation, in articulation with other methods. The research on authors, pedagogues, investigators, etc. sustain the theoretical framework of this project and served as a reference for a more adequate and conscious practice. Reflecting on the necessary work during the process of this project, arises an evaluation of the abundant learning processes, its difficulties and limitations, that contributed not only for personal, but also professional growth.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectLivro-objetopor
dc.subjectLiteratura para a infânciapor
dc.subjectIntertextualidadepor
dc.subjectObject-bookpor
dc.subjectChildren’s literaturepor
dc.subjectIntertextualitypor
dc.titlePotencialidades do livro-objeto para a formação de leitores infantispor
dc.title.alternativePotentialities of the object-book for the training of child readerspor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203003810por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Rita Martins Arantes Amorim.pdf2,5 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID