Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78419

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVieira, Maria Helenapor
dc.contributor.authorMonteiro, Evelyne Linopor
dc.date.accessioned2022-06-20T08:26:16Z-
dc.date.available2022-06-20T08:26:16Z-
dc.date.issued2021-11-12-
dc.date.submitted2021-07-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/78419-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Músicapor
dc.description.abstractRealizado no âmbito da unidade curricular Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho este relatório de estágio descreve a conceção, o desenvolvimento e a avaliação do Plano de Intervenção Pedagógica concretizado ao longo do ano letivo 2019/2020, numa escola professional do norte do país. Este trabalho de intervenção e investigação procurou verificar o potencial didático da criação de um atelier de construção de palhetas de oboé numa escola de ensino especializado de música, tendo em conta as várias possibilidades de funcionamento da tutoria por pares e da aprendizagem colaborativa e cooperativa. Apesar da literatura indicar alguns exemplos de tutoria por pares e aprendizagem colaborativa no ensino da música, o conhecimento empírico não indica como habitual em Portugal o recurso à tutoria por pares ou à aprendizagem colaborativa entre os alunos de oboé. Desta forma, o objetivo do projeto centrou-se no estudo da aplicação destes processos no âmbito da criação de um atelier de construção de palhetas e na avaliação do seu sucesso. A investigação-ação desenvolvida incluiu alunos do Ensino Básico e Secundário e os dados obtidos foram recolhidos através de registos de observação, um workshop online e inquéritos por questionário. Com base nos resultados obtidos, concluiu-se que a criação de um atelier de construção de palhetas pode contribuir para a aprendizagem mais eficaz e motivada dos alunos do complicado processo de construção de palhetas, essencialmente da fase de amarragem e raspagem. Para além disto, concluiu-se que o atelier poderá libertar o tempo que os professores deste instrumento dedicam aos processos de amarragem e raspagem, bem como favorecer o ambiente de partilha de saberes e ideias relacionadas com palhetas ou com o instrumento entre os alunos. Será importante aprofundar a investigação realizada através de novos estudos sobre este tema noutros contextos educativos do ensino especializado da música.por
dc.description.abstractHeld as part of the curricular unit Professional Internship of the Master in Music Teaching at the University of Minho this internship report describes the design, development and evaluation of the Pedagogical Intervention Plan implemented during the academic year 2019/2020 in a professional music school of Northern Portugal. This research and intervention project aimed at evaluating the pedagogical potential of the creation of an oboe reedmaking workshop in a specialized music school, taking into account the possibilities of peer tutoring and collaborative and cooperative learning. Although specialized literature indicates a few examples of peer tutoring and collaborative learning in music, experience does not suggest the use of these pedagogical resources by oboe Portuguese students. Therefore, the main goal of the project focused on the application of these pedagogical approaches within the creation of an oboe reedmaking workshop and on the evaluation of its success. The action-research project included Basic and Secondary Levels students and data were collected through observation records, an online workshop and questionnaires. The results allowed for the conclusion that the creation of an oboe reedmaking workshop may contribute to a more efficient and motivated learning process of the students, particularly in the wrapping and hand sraping phases. Apart from the conclusions the project also made evident that teachers could free more of their time for teaching, and that a sharing atmosphere of ideas and knowledge related with reeds and with the instrument could be developed among the students. It is important that, in the future, more research on this topic is carried out, particularly in other pedagogical contexts of specialized music schools.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectEnsino de oboépor
dc.subjectConstrução de palhetaspor
dc.subjectAtelierpor
dc.subjectTutoria por parespor
dc.subjectOboe teachingpor
dc.subjectReed makingpor
dc.subjectAtelierpor
dc.subjectPeer tutoringpor
dc.titleO atelier de construção de palhetas de oboé em escolas especializadas do ensino de música: fundamentos e estratégias para a sua criaçãopor
dc.title.alternativeThe oboe reedmaking workshop in specialized music instruction schools: foundations and strategies for its creationpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202996557por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Evelyne Lino Monteiro.pdf10,14 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID