Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78083

TítuloO ensino experimental das ciências nos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico
Outro(s) título(s)The experimental teaching of sciences in both primary and lower secondary education
Autor(es)Gomes, Daniela Margarida Sampaio
Orientador(es)Guimarães, Fernando
Palavras-chaveAtividades experimentais
Ensino das ciências
Ensino experimental
Protocolo experimental
Experimental activities
Experimental protocol
Experimental teaching
Teaching of sciences
Data8-Out-2021
Resumo(s)O presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Estágio do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Foi desenhado um projeto de investigação-ação com o objetivo de trabalhar com os alunos o ensino experimental avaliando a sua importância, construir conhecimentos significativos sobre o tema a abordar, a água e as suas mudanças de estado físico. Para tal, definiram-se objetivos de investigação: proporcionar experiências de aprendizagens significativas; promover atividades experimentais para desenvolver a aprendizagem de determinados conteúdos; desenvolver atitudes científicas; realizar tarefas de forma autónoma, responsável e criativa; e, desenvolver a capacidade de pensar, interrogar, investigar e de relatar. Atendendo aos objetivos estabelecidos nesta investigação, utilizou-se uma abordagem de investigação-ação, recorreu-se a questionários realizados aos alunos, gravação de áudio e imagem, e reflexões das aulas lecionadas de onde foram recolhidos e analisados os dados apresentados. Os alunos realizaram atividades experimentais, sempre acompanhados de um protocolo experimental, que permitiram aos alunos confrontar as suas ideias prévias com as evidências observadas e construir o seu próprio conhecimento.
This internship report was developed within the curricular unit: Internship in Master of Teaching 1 st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. A research-action project was designed with the purpose of working with students on experimental teaching, evaluating its importance, building significant knowledge on the topic to be addressed: water and its changes in physical state. To this end, research objectives were defined: to provide meaningful learning experiences; promote experimental activities to develop the learning of specific contents; develop scientific attitudes; perform tasks autonomously, responsibly and creatively; and, develop the ability to think, question, investigate and report. Given the objectives established in this investigation, a research-action approach was used, questionnaires were applied to the students, audios and images were recorded, and the presented data were reflections of the classes that were taught, and from where those data were collected and analyzed. Students performed experimental activities, always following the experimental protocol, which allowed students to confront their previous ideas with the observed evidence and build their own knowledge.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78083
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Daniela Margarida Sampaio Gomes.pdf7,23 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID