Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78083

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGuimarães, Fernandopor
dc.contributor.authorGomes, Daniela Margarida Sampaiopor
dc.date.accessioned2022-05-31T08:13:51Z-
dc.date.available2022-05-31T08:13:51Z-
dc.date.issued2021-10-08-
dc.date.submitted2021-07-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/78083-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractO presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Estágio do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Foi desenhado um projeto de investigação-ação com o objetivo de trabalhar com os alunos o ensino experimental avaliando a sua importância, construir conhecimentos significativos sobre o tema a abordar, a água e as suas mudanças de estado físico. Para tal, definiram-se objetivos de investigação: proporcionar experiências de aprendizagens significativas; promover atividades experimentais para desenvolver a aprendizagem de determinados conteúdos; desenvolver atitudes científicas; realizar tarefas de forma autónoma, responsável e criativa; e, desenvolver a capacidade de pensar, interrogar, investigar e de relatar. Atendendo aos objetivos estabelecidos nesta investigação, utilizou-se uma abordagem de investigação-ação, recorreu-se a questionários realizados aos alunos, gravação de áudio e imagem, e reflexões das aulas lecionadas de onde foram recolhidos e analisados os dados apresentados. Os alunos realizaram atividades experimentais, sempre acompanhados de um protocolo experimental, que permitiram aos alunos confrontar as suas ideias prévias com as evidências observadas e construir o seu próprio conhecimento.por
dc.description.abstractThis internship report was developed within the curricular unit: Internship in Master of Teaching 1 st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. A research-action project was designed with the purpose of working with students on experimental teaching, evaluating its importance, building significant knowledge on the topic to be addressed: water and its changes in physical state. To this end, research objectives were defined: to provide meaningful learning experiences; promote experimental activities to develop the learning of specific contents; develop scientific attitudes; perform tasks autonomously, responsibly and creatively; and, develop the ability to think, question, investigate and report. Given the objectives established in this investigation, a research-action approach was used, questionnaires were applied to the students, audios and images were recorded, and the presented data were reflections of the classes that were taught, and from where those data were collected and analyzed. Students performed experimental activities, always following the experimental protocol, which allowed students to confront their previous ideas with the observed evidence and build their own knowledge.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectAtividades experimentaispor
dc.subjectEnsino das ciênciaspor
dc.subjectEnsino experimentalpor
dc.subjectProtocolo experimentalpor
dc.subjectExperimental activitiespor
dc.subjectExperimental protocolpor
dc.subjectExperimental teachingpor
dc.subjectTeaching of sciencespor
dc.titleO ensino experimental das ciências nos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básicopor
dc.title.alternativeThe experimental teaching of sciences in both primary and lower secondary educationpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202991610por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Daniela Margarida Sampaio Gomes.pdf7,23 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID