Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/77960
Título: | Explorar as ciências naturais através da arte |
Autor(es): | Marinho, Sara Liliana da Cunha |
Orientador(es): | Anastácio, Zélia |
Palavras-chave: | Educação Pré-Escolar Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Investigação-ação Aprendizagens significativas Trabalho de projeto Pre-School education Primary school teaching Action-research Significant learning Project work |
Data: | 5-Mai-2021 |
Resumo(s): | No presente relatório de estágio é narrado o projeto de intervenção pedagógica
desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada I e II do
mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizado em contexto
de Educação Pré-Escolar, com um grupo de 20 crianças de quatro anos de idade e em contexto
de 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) com 25 alunos do 2.º ano de escolaridade.
No contexto de intervenção em pré-escolar foi desenvolvido um projeto que partiu dos
interesses das crianças. Este teve como principal objetivo compreender de que forma é possível
explorar as ciências naturais através da arte, dando resposta às curiosidades das crianças sobre
o mundo que as rodeia, através do desenvolvimento de um Trabalho de Projeto ligado à temática
das abelhas. Toda a intervenção foi baseada na abordagem de investigação-ação que consiste
num processo contínuo, sistemático e cíclico que inclui distintas fases como planificação, ação,
observação e reflexão. Já em contexto de intervenção no 1.º CEB, este teve de ser realizado via
online devido à situação de pandemia COVID-19 que todo o mundo atravessava.
O estudo realizado demonstra que as crianças e alunos se envolveram ativamente na
construção das suas aprendizagens, visto que o projeto surgiu dos seus interesses e das suas
curiosidades. No decorrer de todo o trabalho, tanto as crianças de Pré-Escolar como as de 1.º CEB
assumiram um papel de destaque, procurando respostas para as suas questões através de
diversas investigações que se desenvolveram em vários ciclos de pesquisa. This internship report narrates the pedagogical intervention project developed within the Supervised Teaching Practice I and II curricular unit of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education (Primary school), carried out in the context of Pre School Education, with a group of 20 children of four years old and in the context of Primary school with 25 pupils of the 2nd year of schooling. In the context of intervention in pre-school a project was developed, which started from the interests of children. This had as main objective to understand how it is possible to explore the natural sciences through art, responding to the curiosities of children about the world around them, through the development of a Project Work linked to the theme of bees. The whole intervention was based on an action-research approach, that consists of a continuous, systematic and cyclical process that includes different phases such as planning, action, observation and reflection. Already in the context of intervention in primary school, this had to be done via online due to the COVID-19 pandemic situation that the whole world was going through. The study carried out shows that children and pupils were actively involved in building their learning, since the project aroses from their interests and curiosities. Throughout the work, both preschool and primary school children took on a prominent role, seeking answers to their questions through various research cycles. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/77960 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sara Liliana da Cunha Marinho.pdf | 9,68 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons