Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77960

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAnastácio, Zéliapor
dc.contributor.authorMarinho, Sara Liliana da Cunhapor
dc.date.accessioned2022-05-27T17:53:20Z-
dc.date.available2022-05-27T17:53:20Z-
dc.date.issued2021-05-05-
dc.date.submitted2021-03-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/77960-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractNo presente relatório de estágio é narrado o projeto de intervenção pedagógica desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada I e II do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizado em contexto de Educação Pré-Escolar, com um grupo de 20 crianças de quatro anos de idade e em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) com 25 alunos do 2.º ano de escolaridade. No contexto de intervenção em pré-escolar foi desenvolvido um projeto que partiu dos interesses das crianças. Este teve como principal objetivo compreender de que forma é possível explorar as ciências naturais através da arte, dando resposta às curiosidades das crianças sobre o mundo que as rodeia, através do desenvolvimento de um Trabalho de Projeto ligado à temática das abelhas. Toda a intervenção foi baseada na abordagem de investigação-ação que consiste num processo contínuo, sistemático e cíclico que inclui distintas fases como planificação, ação, observação e reflexão. Já em contexto de intervenção no 1.º CEB, este teve de ser realizado via online devido à situação de pandemia COVID-19 que todo o mundo atravessava. O estudo realizado demonstra que as crianças e alunos se envolveram ativamente na construção das suas aprendizagens, visto que o projeto surgiu dos seus interesses e das suas curiosidades. No decorrer de todo o trabalho, tanto as crianças de Pré-Escolar como as de 1.º CEB assumiram um papel de destaque, procurando respostas para as suas questões através de diversas investigações que se desenvolveram em vários ciclos de pesquisa.por
dc.description.abstractThis internship report narrates the pedagogical intervention project developed within the Supervised Teaching Practice I and II curricular unit of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education (Primary school), carried out in the context of Pre School Education, with a group of 20 children of four years old and in the context of Primary school with 25 pupils of the 2nd year of schooling. In the context of intervention in pre-school a project was developed, which started from the interests of children. This had as main objective to understand how it is possible to explore the natural sciences through art, responding to the curiosities of children about the world around them, through the development of a Project Work linked to the theme of bees. The whole intervention was based on an action-research approach, that consists of a continuous, systematic and cyclical process that includes different phases such as planning, action, observation and reflection. Already in the context of intervention in primary school, this had to be done via online due to the COVID-19 pandemic situation that the whole world was going through. The study carried out shows that children and pupils were actively involved in building their learning, since the project aroses from their interests and curiosities. Throughout the work, both preschool and primary school children took on a prominent role, seeking answers to their questions through various research cycles.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectEducação Pré-Escolarpor
dc.subjectEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.subjectInvestigação-açãopor
dc.subjectAprendizagens significativaspor
dc.subjectTrabalho de projetopor
dc.subjectPre-School educationpor
dc.subjectPrimary school teachingpor
dc.subjectAction-researchpor
dc.subjectSignificant learningpor
dc.subjectProject workpor
dc.titleExplorar as ciências naturais através da artepor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202989526por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sara Liliana da Cunha Marinho.pdf9,68 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID