Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/77914
Título: | Desenvolvimento da criatividade: sentir através das artes visuais |
Outro(s) título(s): | Creativity development: feeling through the visual arts |
Autor(es): | Carvalho, Beatriz Pereira |
Orientador(es): | Palhares, Sandra Susana Pires Silva |
Palavras-chave: | Criatividade Desenvolvimento sensorial Educação pré-escolar Creativity Pre-school education Sensory development |
Data: | 2021 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio, inserido na unidade curricular Prática de Ensino
Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, intitula-se “Desenvolvimento da criatividade:
sentir através das Artes Visuais”. Este relatório é constituído por dois Projetos de Intervenção realizados
em contexto de creche e jardim de infância. Os dois contextos foram bastante diferentes, pois o projeto
de creche foi realizado apenas com uma bebé devido ao confinamento provocado pela pandemia da
covid-19. O projeto de jardim de infância foi realizado com um grupo de crianças com três e quatro
anos.
No âmbito de creche, o projeto foi direcionado para o desenvolvimento sensorial devido à
necessidade de adequar as atividades à fase de desenvolvimento de uma bebé de sete meses e às
ricas experiências que atividades sensoriais proporcionam nos bebés.
No jardim de infância as atividades principais do projeto surgiram da exploração de dois livros
“O Monstro das Cores” de Ana Llenas e “Pequeno Azul e Pequeno Amarelo” de Leo Lionni com intuito
de promover a criatividade através das Artes Visuais.
Neste sentido, a prática pedagógica baseou-se num estudo de caráter qualitativo,
proporcionando atividades que ampliassem as aprendizagens e experiências das crianças no âmbito
das Artes Visuais. Para isso a investigação-ação foi a metodologia usada, pois é aquela que melhor se
adequa a uma prática pedagógica reflexiva e sujeita a pequenas mudanças de forma a adaptá-la a
quaisquer circunstâncias.
Os resultados esperados foram alcançados através da análise dos processos e das produções
das crianças. Esta análise foi essencial para perceber que a arte é fundamental e tem um papel fulcral
no desenvolvimento global da criança, pois é promotora e estimuladora dos domínios sensorial,
cognitivo, emocional e social. This internship report, inserted in the curricular unit Supervised Teaching Practice of the Master's degree in Pre-School Education, is titled “Creativity development: feeling through the Visual Arts”. This report breaks down into two Intervention Projects undertaken in nursery school and kindergarten contexts. These were quite different, because due to the restrictions imposed as consequence of the Covid 19 pandemic the nursery school project had to be carried out with a single child, while the kindergarten project was carried out with a group of children between the ages of three and four. The nursery school project was directed to the sensory development seeing that there was a necessity to suit the activities to the development stage of a seven-month-old baby, and the experimental richness that sensory activities bring about in babies. In the kindergarten domain, the main activities were inspired by two books: “O Monstro das Cores” by Ana Llenas e “Pequeno Azul e Pequeno Amarelo” by Leo Lionni. These books were explored with the intent to foster creativity through the Visual Arts. To achieve this, the pedagogical practice was based on a qualitative study, providing activities that enhance the learning experiences of the children in the Visual Arts sphere. Action-research was the chosen method, since it is the best suited for a pedagogical practice that is reflexive and subject to minor changes to adapt itself to any circumstances The expected results were achieved by analyzing the processes and the children’s productions. This analysis was key for understanding that art is indispensable and has a pivotal role in the overall child’s development, since it promotes and stimulates the sensory, cognitive, emotional and social domains. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/77914 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório+de+estágio_Beatriz+Carvalho.pdf | 2,91 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons