Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/77377
Título: | Mediação transformativa em contextos educativos |
Outro(s) título(s): | Transformative mediation in educational contexts |
Autor(es): | Martins, Ana Margarida Reis, Daniela Araújo, Juliana Figueiredo, Marinela Silva, Ana Maria Costa e Viana, Isabel Carvalho |
Palavras-chave: | Comunicação Interculturalidade Mediação transformativa Communication Interculturality Transformative Mediation |
Data: | Dez-2021 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) |
Citação: | Martins, A. M., Reis, D., Araújo, J., Figueiredo, M., Silva, A. M. C., & Viana, I. C. (2021). Mediação transformativa em contextos educativos. In T. Vilaça & I. C. Viana (Eds.), Formação, mediação e supervisão. Desafios, desigualdades, emergências e respostas em tempo de covid-19 (pp. 205-228). Centro de Investigação em Estudos da Criança. |
Resumo(s): | O presente texto tem como tema central a Mediação Transformativa em contextos educativos. A
exploração deste tema é fulcral para identificar e apresentar as problemáticas existentes nos
contextos educativos, bem como o contributo da Mediação Transformativa para a sua resolução.
O objetivo principal desta pesquisa é compreender a relevância da Mediação Transformativa na
prevenção, gestão e resolução de problemáticas identificadas em contextos educativos. Para tal,
foi feito um estudo exploratório de pesquisa em base de dados sobre a literatura disponível
relativamente à temática em estudo. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura, com
enfoque interpretativo, pesquisada nas seguintes bases de dados: o BibliotecaUM, Portal Caminho,
Repositórios de Universidades, Research Gate, Portal b-on e Scopus. As palavras-chave utilizadas
na busca foram: interculturalidade; formação de voluntários; mediação transformativa; mediação
transformativa em contextos educativos; comunicação na escola; comunicação pré-escolar;
comunicação em mediação; conflito em contexto escolar. Dos documentos analisados salientamse,
como principais resultados, a caracterização da Mediação Transformativa e a sua importância
na mudança de comportamentos de risco, (re)educação e prevenção de conflitos e problemas
socioeducativos. Destaca-se, ainda, a relevância da comunicação no desenvolvimento de
competências pessoais e sociais e de interação entre culturas. This article focuses on Transformative Mediation in educational contexts. The exploration of this theme is central to identifying and presenting the problems that exist in educational contexts and the contribution of Transformative Mediation to its resolution. The main objective of this research is to understand the relevance of Transformative Mediation in the prevention, management and resolution of the identified problems. To this end, an exploratory research study was carried out based on data on the available literature about the subject under study, The methodology used was systematic review, with interpretative focus, in the following databases: the UM Library, Portal Caminho, University Repository, Research Gate, Portal b-on and Scopus. The keywords used in the search engines were: interculturality; training of volunteers; transformative mediation; transformative mediation in educational contexts; communication at school; pre-school communication; mediation communication; conflict in the school context; child concept; child at school. From the analyzed documents, the main results are the characterization of Transformative Mediation and its importance in the change of risky behaviours, (re) education and prevention of conflicts and socio-educational problems. It also highlights the relevance of communication in the development of personal and social skills and interaction between cultures. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/77377 |
ISBN: | 978-972-8952-76-1 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
e-book_Silva et al_2021.pdf | 5,02 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |