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https://hdl.handle.net/1822/76823
Título: | Da educação literária à leitura de mundos. Práticas literárias em contexto escolar no séc. XXI |
Autor(es): | Moreira d’Alte, Pedro Gabriel Reis Albuquerque |
Orientador(es): | Azevedo, Fernando |
Palavras-chave: | Educação literária Leitura literária integral em contexto escolar Literatura infantojuvenil investigação-participativa com crianças investigaçãoação Formação de leitores Percursos literários alternativos Literary Education Whole-class novel reading in classroom Children’s Literature Participatory research with children and young people Investigation action methodology Readers’ formation Alternative literary routes Éducation littéraire literária lectures littéraires dans le contexte scolaire littérature pour enfants la recherche participative avec des enfants la recherche-action formation des lecteurs itinéraires littéraires alternatives |
Data: | 8-Jan-2020 |
Resumo(s): | O seguinte exercício intelectual relaciona-se com vários domínios de saber: a
educação literária; a crítica e a análise literária de obras sugeridas pelo Plano
Nacional de Leitura; a problematização do discurso normativo português no que é
atinente às indicações para trabalhar o texto literário na Escola; a apropriação e a
operacionalização desse mesmo discurso pelos atores envolvidos no processo de
ensino (docentes, alunos e editoras); as atividades de promoção de leitura literária,
a formação de leitores e a investigação das próprias práticas letivas com vista a
uma melhoria qualitativa das mesmas.
O esforço investigativo assume, como intenção global, o favorecimento de leituras
literárias a partir de obras integrais e em contexto escolar. Para esse efeito, opta-se,
processualmente, pela contextualização da ação literária na escola e, também, pela
descrição e pela reflexão de tópicos como: a orientação tutelar, as metodologias
literárias e os instrumentos utilizados atualmente no âmbito da educação literária.
Deste modo, caracteriza-se a dinâmica literária e permite-se averiguar, numa
primeira fase, quais os impedimentos para a abordagem da obra literária em sala
de aula e em contexto escolar. Por meio da investigação-ação, intenta-se,
posteriormente, a criação de condições que permitem superar as dificuldades para
a emergência da educação literária por meio de textos sem supressões e com o
maior envolvimento possível dos principais atores da comunidade escolar. The following intellectual exercise is related to several knowledge domains’: literary education; critical literary analysis of books suggested in Plano Nacional de Leitura; the problematization of the Portuguese normative discourse regarding the whole orientation to promote Literature inside School; the appropriation and the operationalization of such intentions by the actors involved in the educational process (teachers, students and publishers); the activities that promote literary readings; the reader’s formation and research to test literary practices so that they can be improved qualitatively. The investigative effort intends to favor literary readings out of whole narratives and inside the school context. In order to achieve such intent, firstly we opt for contextualizing the entire literary-action at school and for describing and reflecting upon the following topics: government’s guidelines; literary methodologies and the instruments used in the field of literary education. By doing so, we are able to characterize the literary dynamics and to learn, in this first stage, what is preventing the literary approach from happening inside the classroom. Using investigation action methodologies, we aim to create conditions to overcome the difficulties that prevent literary education from sprouting and growing; we aim to use narratives without suppressions and to promote great involvement from every actor inside the school community in the referred process. L’exercice intellectuel suivant est lié aux divers domaines du savoir: l’éducation littéraire; la critique et l’analyse des oeuvres suggérées par le Plano Nacional de Leitura; la problématisation du discours normatif portugais concernant les indications pour travailler le texte littéraire à l’école; l’appropriation et l’opérationnalisation de ce discours par les acteurs impliqués dans le processus d’enseignment (enseignants, étudiants et rédacteurs); les activités de promotion de la lecture littéraire, la formation des lecteurs et la recherche des propres pratiques pédagogiques en vue de leur amélioration qualitative. L’éffort d’investigation suppose, comme intention globale, la favorisation de lectures littéraires à partir d’ oeuvres intégrales et dans le contexte scolaire. Pour cet effet, il a été choisi, comme procédure, par la contextualisation de l’action littéraire à l’école, par la description et la réflexion de sujets tels que : les principes directeurs, les méthodologies littéraires et les instruments actuellement utilisés dans le domaine de l’éducation littéraire. De cette maniére, on caractérise la dynamique littéraire et il est possible de déterminer, dans une première phase, les obstacles à l’approche des oeuvres littéraires en classe et dans le contexte scolaire. Par le blais de la recherche-active, il a été institué, par la suite, la création de conditions qui permettent de surmonter les difficultés de l’émergence de l’éducation littéraire par des textes sans suppressions et avec la plus grand mobilisation des acteurs principales de la communauté scolaire. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Estudos da Criança (Especialidade de Literatura para a Infância) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/76823 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Teses de Doutoramento |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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