Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76823

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAzevedo, Fernandopor
dc.contributor.authorMoreira d’Alte, Pedro Gabriel Reis Albuquerquepor
dc.date.accessioned2022-04-06T15:08:31Z-
dc.date.available2022-04-06T15:08:31Z-
dc.date.issued2020-01-08-
dc.date.submitted2019-02-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/76823-
dc.descriptionTese de Doutoramento em Estudos da Criança (Especialidade de Literatura para a Infância)por
dc.description.abstractO seguinte exercício intelectual relaciona-se com vários domínios de saber: a educação literária; a crítica e a análise literária de obras sugeridas pelo Plano Nacional de Leitura; a problematização do discurso normativo português no que é atinente às indicações para trabalhar o texto literário na Escola; a apropriação e a operacionalização desse mesmo discurso pelos atores envolvidos no processo de ensino (docentes, alunos e editoras); as atividades de promoção de leitura literária, a formação de leitores e a investigação das próprias práticas letivas com vista a uma melhoria qualitativa das mesmas. O esforço investigativo assume, como intenção global, o favorecimento de leituras literárias a partir de obras integrais e em contexto escolar. Para esse efeito, opta-se, processualmente, pela contextualização da ação literária na escola e, também, pela descrição e pela reflexão de tópicos como: a orientação tutelar, as metodologias literárias e os instrumentos utilizados atualmente no âmbito da educação literária. Deste modo, caracteriza-se a dinâmica literária e permite-se averiguar, numa primeira fase, quais os impedimentos para a abordagem da obra literária em sala de aula e em contexto escolar. Por meio da investigação-ação, intenta-se, posteriormente, a criação de condições que permitem superar as dificuldades para a emergência da educação literária por meio de textos sem supressões e com o maior envolvimento possível dos principais atores da comunidade escolar.por
dc.description.abstractThe following intellectual exercise is related to several knowledge domains’: literary education; critical literary analysis of books suggested in Plano Nacional de Leitura; the problematization of the Portuguese normative discourse regarding the whole orientation to promote Literature inside School; the appropriation and the operationalization of such intentions by the actors involved in the educational process (teachers, students and publishers); the activities that promote literary readings; the reader’s formation and research to test literary practices so that they can be improved qualitatively. The investigative effort intends to favor literary readings out of whole narratives and inside the school context. In order to achieve such intent, firstly we opt for contextualizing the entire literary-action at school and for describing and reflecting upon the following topics: government’s guidelines; literary methodologies and the instruments used in the field of literary education. By doing so, we are able to characterize the literary dynamics and to learn, in this first stage, what is preventing the literary approach from happening inside the classroom. Using investigation action methodologies, we aim to create conditions to overcome the difficulties that prevent literary education from sprouting and growing; we aim to use narratives without suppressions and to promote great involvement from every actor inside the school community in the referred process.por
dc.description.abstractL’exercice intellectuel suivant est lié aux divers domaines du savoir: l’éducation littéraire; la critique et l’analyse des oeuvres suggérées par le Plano Nacional de Leitura; la problématisation du discours normatif portugais concernant les indications pour travailler le texte littéraire à l’école; l’appropriation et l’opérationnalisation de ce discours par les acteurs impliqués dans le processus d’enseignment (enseignants, étudiants et rédacteurs); les activités de promotion de la lecture littéraire, la formation des lecteurs et la recherche des propres pratiques pédagogiques en vue de leur amélioration qualitative. L’éffort d’investigation suppose, comme intention globale, la favorisation de lectures littéraires à partir d’ oeuvres intégrales et dans le contexte scolaire. Pour cet effet, il a été choisi, comme procédure, par la contextualisation de l’action littéraire à l’école, par la description et la réflexion de sujets tels que : les principes directeurs, les méthodologies littéraires et les instruments actuellement utilisés dans le domaine de l’éducation littéraire. De cette maniére, on caractérise la dynamique littéraire et il est possible de déterminer, dans une première phase, les obstacles à l’approche des oeuvres littéraires en classe et dans le contexte scolaire. Par le blais de la recherche-active, il a été institué, par la suite, la création de conditions qui permettent de surmonter les difficultés de l’émergence de l’éducation littéraire par des textes sans suppressions et avec la plus grand mobilisation des acteurs principales de la communauté scolaire.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação literáriapor
dc.subjectLeitura literária integral em contexto escolarpor
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpor
dc.subjectinvestigação-participativa com criançaspor
dc.subjectinvestigaçãoaçãopor
dc.subjectFormação de leitorespor
dc.subjectPercursos literários alternativospor
dc.subjectLiterary Educationpor
dc.subjectWhole-class novel reading in classroompor
dc.subjectChildren’s Literaturepor
dc.subjectParticipatory research with children and young peoplepor
dc.subjectInvestigation action methodologypor
dc.subjectReaders’ formationpor
dc.subjectAlternative literary routespor
dc.subjectÉducation littéraire literáriapor
dc.subjectlectures littéraires dans le contexte scolairepor
dc.subjectlittérature pour enfantspor
dc.subjectla recherche participative avec des enfantspor
dc.subjectla recherche-actionpor
dc.subjectformation des lecteurspor
dc.subjectitinéraires littéraires alternativespor
dc.titleDa educação literária à leitura de mundos. Práticas literárias em contexto escolar no séc. XXIpor
dc.typedoctoralThesiseng
dc.identifier.tid101698933por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.gradeBom com distinçãopor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Pedro Gabriel Reis Albuquerque Moreira d’Alte.pdfTese de Doutoramento63,68 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID