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https://hdl.handle.net/1822/76663
Título: | Design de soluções de vestuário infantil com carácter lúdico - pedagógico |
Autor(es): | Machado, Tatiana Micaela Couto |
Orientador(es): | Cunha, Joana |
Palavras-chave: | Design de vestuário Têxteis interativos Crianças Educação Lúdico Clothing design Interactive textiles Children Education Playful |
Data: | 2021 |
Resumo(s): | A presente investigação apoia-se na inclusão do ato de brincar no processo de ensinoaprendizagem, uma vez que essa atividade permite às crianças uma maior progressão da capacidade reflexiva e mais harmoniosa, por isso pretende-se o desenvolvimento de um produto de caráter
lúdico/pedagógico para eventual aplicabilidade tanto no espaço da sala de aula como fora do mesmo.
A relação entre o ato de brincar e a aprendizagem da criança permitiu o desenvolvimento de
vínculos entre a área do design e da psicologia A mente do ser humano encontra-se sempre em
desenvolvimento e o fator da idade não lhe é indissociável, o que torna essencial a definição do públicoalvo
neste trabalho por faixa etária, reinventando-se assim, uma peça de vestuário para crianças dos 3
aos 6 anos. Como será desenvolvida apenas uma peça, focar-se-á nos 5 anos de idade, como forma de
estabelecer a média entre o intervalo de idades citado. Este estudo assume um sentido estético
primordial para o progresso do trabalho, mas as funções lúdicas e educacionais foram determinantes.
Uma peça de vestuário, sweat, pensada na sua globalidade para se adequar à criança, tem como
propósito auxiliar o desenvolvimento dos mais novos tornando-se a peça de vestuário um elemento
integrante no jogo e/ou brincadeira, desta forma, as crianças podem brincar e aprender individualmente
ou em grupo.
A investigação teve de englobar, necessariamente, a área da psicologia, recorrendo-se à
fundamentação de Piaget (1976), que enfoca na psicologia da criança, e ao Vygotsky (1936;1977; 2007)
que se centraliza na psicologia do brincar. Posteriormente, foi desenvolvida uma linha de pensamento
entre as crianças e o que as cativa, isto é, as cores e os brinquedos que estão presentes diariamente na
infância. Desta forma, estudando-se os têxteis interativos e a análise de soluções existentes, chegou-se
à proposta de uma peça de vestuário, que teve em conta a antropometria e ergonomia da criança e o
desenvolvimento de vestuário infantil. A abordagem empírica através do estudo em campo, das
entrevistas e dos questionários, possibilitou dados ainda mais concretos e um acréscimo de
conhecimento com entidades especializadas nos assuntos a serem abordados. O último momento da
investigação consolida o processo desenvolvido ao longo deste estudo, isto é, a criação de um protótipo
que sempre teve em vista os objetivos iniciais e a exploração do mesmo com crianças para o qual foi
desenvolvido. Através desta investigação, tenciona-se testemunhar e precisar a importância do brincar
na aprendizagem das crianças, originando-se uma partilha de conhecimentos entre o Design e a
Psicologia, de modo a materializar-se numa nova aproximação ao vestuário lúdico/pedagógico. The present investigation is based on the inclusion of the act of playing in the teaching-learning process, since this activity allows children a greater progression of reflective and more harmonious capacity therefore the aim is to develop a playful/pedagogical product for possible applicability both in the classroom and outside it. The relationship between the act of playing and the child's learning development of links between the areas of design and psychology. The human being's mind is always in development and the age factor isn’t inseparable, which makes it essential to define the target audience in this work by age group, thus reinventing itself, a garment for children from 3 to 6 years old. As only one piece will be developed, it will focus on 5 years of age, as a way to establish an average between that age group. This study assumes a primordial aesthetic sense for the progress of the work, but the playful and educational functions were decisive. A piece of clothing, sweatshirt, designed in its entirety to suit the child, is intended for the development of the youngest, making clothing an integral element of the game and/or play, in this way, children can play and learn individually or in groups. The investigation should necessarily cover the area of psychology, using the foundations of Piaget (1976), which focuses on child psychology, and Vygotsky (1936;1977;2007), which focuses on the psychology of play. Later, a line of thought was developed between children and what captivates them, that is, as centers and toys that are present daily in childhood. Thus, studying interactive textiles and analyzing existing solutions, a clothing proposal emerged, which took into account children's anthropometry and ergonomics and the development of children's clothing. The empirical approach, through field study, information and questionnaires, enabled even more concrete data and an increase in knowledge with entities specialized in the themes to be considered. The moment of investigation was consolidated in the process developed throughout this study, that is, the creation of a prototype that always had the initial objectives in mind and their exploration with the children for whom it was developed. Through this investigation, it is intended to witness and clarify the importance of playing in children's learning, giving rise to a sharing of knowledge between Design and Psychology, in order to materialize in a new approach to playful/pedagogical clothing. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Designe e Marketing de Produto Têxtil |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/76663 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DET/2C2T - Dissertações de mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tatiana Micaela Couto Machado.pdf | Dissertação de mestrado | 4,01 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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