Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/75966
Título: | A aprendizagem de Matemática por alunos do PROEJA: um estudo com alunos de dois contextos profissionais |
Outro(s) título(s): | Mathematics learning by PROEJA students: a study with students from two professional contexts |
Autor(es): | Oliveira, Ana Maria Libório de |
Orientador(es): | Viseu, Floriano |
Palavras-chave: | Alunos do PROEJA Conhecimento formal Conhecimento informal Contextos profissionais Etnomatemática PROEJA students Formal knowledge Informal knowledge Professional contexts Ethnomathematics |
Data: | 14-Dez-2021 |
Resumo(s): | As atuais políticas educativas tendem a proporcionar o direito de qualquer cidadão frequentar a escola,
principalmente os que se afastaram por sua história de vida. Dentre os alunos que “voltam à escola”,
estão os que frequentam a modalidade de ensino PROEJA. Muitos deles conciliam suas profissões com
os estudos. Pressupõe-se que nos seus contextos profissionais esses alunos lidem informalmente com
conceitos matemáticos, o que faz emergir a relevância de as estratégias de ensino atenderem aos
conhecimentos adquiridos e aplicados em contextos informais. Partindo deste pressuposto, este estudo
teve como objetivo averiguar o conhecimento matemático adquirido por alunos do PROEJA em atividades
realizadas em contexto profissional e escolar. Atendendo à natureza deste objetivo, adotou-se uma
abordagem qualitativa e interpretativa, com um desenho de estudo de caso sobre duas turmas dos cursos
Técnico em Edificações e Técnico em Reciclagem. Os dados foram recolhidos através de entrevistas,
observação (no contexto profissional e no contexto de sala de aula), registros de gravações de áudio e
vídeo, registro de imagens, produções dos alunos e diário de campo. Na procura de responder ao objetivo
geral, elaboraram-se as seguintes questões de investigação: (1) Que conhecimentos matemáticos
utilizam os alunos de dois cursos do PROEJA nos seus contextos profissionais? A resposta a essa questão
resulta da informação recolhida nos ambientes laborais; (2) Como os alunos do PROEJA exploram
situações-problema ligadas a contextos profissionais com recurso a conhecimentos formais de
matemática? A informação que permite responder a essa questão emerge da resolução dos alunos de
tarefas elaboradas a partir de situações observadas no contexto profissional; e (3) Como os alunos do
PROEJA exploram situações-problema ligadas a contextos profissionais com recurso a conhecimentos
informais de matemática? Essa questão é respondida a partir da informação que resulta do confronto
entre os conhecimentos matemáticos formais e informais dos alunos. Os resultados apontam que os
alunos concebem, em seus contextos profissionais, conhecimentos tácitos da sua profissão, com ligações
a conhecimentos apreendidos nos contextos escolares, como, por exemplo, a noção de área, volume e
proporção. Da resolução das tarefas propostas, decorrentes dos contextos profissionais usando recursos
dos conhecimentos formais já estudados pelos alunos, conclui-se que na maior parte das vezes os alunos
expressam mais os seus conhecimentos informais do que os que apreendem na escola. Current educational policies tend to provide the right of any citizen to attend school, especially those who have been away for their life history. Among the students who 'return to school' are those who attend the PROEJA teaching modality. Many of them combine their professions with their studies. It is assumed that in their professional contexts these students informally deal with mathematical concepts, which makes the relevance of teaching strategies to meet the knowledge acquired and applied in informal contexts to emerge. Based on this assumption, this study aimed to investigate the mathematical knowledge acquired by PROEJA students in activities carried out in a professional and school context. Given the nature of this objective, a qualitative and interpretive approach was adopted, with a case study design on two classes of the Technician in Buildings and Technician in Recycling courses. Data were collected through interviews, observation (in the professional context and in the classroom context), recordings of audio and video recordings, image recording, student productions and a field diary. In an attempt to respond to the general objective, the following research questions were elaborated: (1) What mathematical knowledge do students from two PROEJA courses use in their professional contexts? The answer to this question results from the information collected in work environments; (2) How do PROEJA students explore problem situations linked to professional contexts using formal knowledge of mathematics? The information that allows us to answer this question emerges from the students' resolution of tasks elaborated from situations observed in the professional context; and (3) How do PROEJA students explore problem situations linked to professional contexts using informal knowledge of mathematics? This question is answered from the information that results from the confrontation between the formal and informal mathematical knowledge of the students. The results show that students conceive tacit knowledge of their profession in their professional contexts, with links to knowledge learned in school contexts, such as, for example, the notion of area, volume and proportion. From the resolution of the proposed tasks, arising from professional contexts using formal knowledge resources already studied by the students, it is concluded that most of the time students express their informal knowledge more than what they learn at school. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Ciências da Educação (Especialidade em Educação Matemática) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/75966 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Maria Liborio de Oliveira.pdf | Tese de Doutoramento | 4,68 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons