Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/75894
Título: | Poesia para pré-leitores e livros-objeto: uma leitura por/com prazer |
Outro(s) título(s): | Poesía para pre-lectores y libros-objeto: una lectura por/con placer |
Autor(es): | Silva, Sara Raquel Reis da Martins, Diana Maria Ferreira |
Palavras-chave: | Poesia Livro-objecto Pré-leitores Materialidade Poesía Libro-objeto Pre-lectores Materialidad |
Data: | Set-2021 |
Editora: | Editora da Universidade Federal de Campina Grande (EDUFCG) |
Revista: | Revista Letras Raras |
Citação: | SILVA, Sara Reis da e MARTINS, Diana Maria Ferreira (2021). «Poesia para pré-leitores e livros-objeto: uma leitura por/com prazer» in Revista Letras Raras, v. 10, n. 3, p. 48 - 58, set. 2021. |
Resumo(s): | A edição de livros potencialmente dirigidos a pré-leitores, ainda que recente, goza de uma vasta oferta, cuja
qualidade é, não raras vezes, discutível. A natureza interativa e lúdica de muitas destas publicações, ferramentas reconhecidas como fundamentais à aprendizagem e ao fomento da imaginação, diferenciam estas obras inscritas no universo do livro-objeto das demais. A transmissão de conteúdos formais orienta a maioria destes volumes, no entanto, alguns editores e autores veem na materialidade destes primeiros livros dirigidos a crianças de tenra idade, ainda antes de dominarem o código linguístico, um meio de comunicação apelativo, que, em cooperação sinérgica com um conteúdo verbal e imagético cuidado, potencia a sensibilização estética. O presente estudo pretende analisar as principais singularidades decorrentes das potencialidades lúdicas próprias do discurso poético editado em forma(to) de livros-objeto a partir de um corpus selecionado. Pretende-se concretizar uma exploração da componente material, procurando demonstrar que, deste contato inicial gratificante e divertido com o livro mediado pela intervenção física sobre o suporte, pode germinar uma relação positiva e afetiva com a leitura. La edición de libros potencialmente dirigidos a prelectores, recientemente, goza de una amplia oferta, cuya calidad es, a veces, discutible. La naturaleza interactiva y lúdica de muchas de estas publicaciones, herramientas reconocidas como fundamentales en el aprendizaje y fomento de la imaginación, diferencian estas obras inscritas en el universo del libro-objeto de las demás. La transmisión de contenidos formales orienta la mayoría de estos volúmenes, sin embargo, algunos editores y autores ven en la materialidad de estos primeros libros dirigidos a la niñez, aún antes de dominar el código lingüístico, un medio comunicativo-apelativo, que, en cooperación sinérgica con un contenido verbal y de imágenes cuidado, potencia la sensibilización estética. El presente estudio pretende analizar las principales singularidades decurrentes de las potencialidades lúdicas propias del discurso poético editado en forma(to) libro-objeto a partir de un corpus seleccionado. Se pretende concretizar una exploración del componente material, buscando demostrar que, de este contacto inicial gratificante y divertido con el libro, mediante la intervención física sobre el soporte, puede germinar una relación positiva y afectiva con la lectura. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/75894 |
DOI: | 10.35572/rlr.v10i3.2149 |
ISSN: | 2317-2347 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2149-11604-1-PB.pdf | 377,8 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons