Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/75894

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Sara Raquel Reis dapor
dc.contributor.authorMartins, Diana Maria Ferreirapor
dc.date.accessioned2022-02-11T15:26:56Z-
dc.date.available2022-02-11T15:26:56Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.citationSILVA, Sara Reis da e MARTINS, Diana Maria Ferreira (2021). «Poesia para pré-leitores e livros-objeto: uma leitura por/com prazer» in Revista Letras Raras, v. 10, n. 3, p. 48 - 58, set. 2021.por
dc.identifier.issn2317-2347-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/75894-
dc.description.abstractA edição de livros potencialmente dirigidos a pré-leitores, ainda que recente, goza de uma vasta oferta, cuja qualidade é, não raras vezes, discutível. A natureza interativa e lúdica de muitas destas publicações, ferramentas reconhecidas como fundamentais à aprendizagem e ao fomento da imaginação, diferenciam estas obras inscritas no universo do livro-objeto das demais. A transmissão de conteúdos formais orienta a maioria destes volumes, no entanto, alguns editores e autores veem na materialidade destes primeiros livros dirigidos a crianças de tenra idade, ainda antes de dominarem o código linguístico, um meio de comunicação apelativo, que, em cooperação sinérgica com um conteúdo verbal e imagético cuidado, potencia a sensibilização estética. O presente estudo pretende analisar as principais singularidades decorrentes das potencialidades lúdicas próprias do discurso poético editado em forma(to) de livros-objeto a partir de um corpus selecionado. Pretende-se concretizar uma exploração da componente material, procurando demonstrar que, deste contato inicial gratificante e divertido com o livro mediado pela intervenção física sobre o suporte, pode germinar uma relação positiva e afetiva com a leitura.por
dc.description.abstractLa edición de libros potencialmente dirigidos a prelectores, recientemente, goza de una amplia oferta, cuya calidad es, a veces, discutible. La naturaleza interactiva y lúdica de muchas de estas publicaciones, herramientas reconocidas como fundamentales en el aprendizaje y fomento de la imaginación, diferencian estas obras inscritas en el universo del libro-objeto de las demás. La transmisión de contenidos formales orienta la mayoría de estos volúmenes, sin embargo, algunos editores y autores ven en la materialidad de estos primeros libros dirigidos a la niñez, aún antes de dominar el código lingüístico, un medio comunicativo-apelativo, que, en cooperación sinérgica con un contenido verbal y de imágenes cuidado, potencia la sensibilización estética. El presente estudio pretende analizar las principales singularidades decurrentes de las potencialidades lúdicas propias del discurso poético editado en forma(to) libro-objeto a partir de un corpus seleccionado. Se pretende concretizar una exploración del componente material, buscando demostrar que, de este contacto inicial gratificante y divertido con el libro, mediante la intervención física sobre el soporte, puede germinar una relación positiva y afectiva con la lectura.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEditora da Universidade Federal de Campina Grande (EDUFCG)por
dc.relationUIDB/00317/2020por
dc.relationUIDP/00317/2020por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectPoesiapor
dc.subjectLivro-objectopor
dc.subjectPré-leitorespor
dc.subjectMaterialidadepor
dc.subjectPoesíapor
dc.subjectLibro-objetopor
dc.subjectPre-lectorespor
dc.subjectMaterialidadpor
dc.titlePoesia para pré-leitores e livros-objeto: uma leitura por/com prazerpor
dc.title.alternativePoesía para pre-lectores y libros-objeto: una lectura por/con placerpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage48por
oaire.citationEndPage59por
oaire.citationIssue3por
oaire.citationConferencePlaceUniversidade Federal de Campina Grande, Brasilpor
oaire.citationVolume10por
dc.identifier.doi10.35572/rlr.v10i3.2149por
dc.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspor
sdum.journalRevista Letras Raraspor
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2149-11604-1-PB.pdf377,8 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID