Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/74720
Título: | O ensino do piano em grupo para uma nova literacia musical |
Autor(es): | Pintão, Rui Pedro Soeiro Silva Vieira, Maria Helena |
Palavras-chave: | Ensino de piano em grupo Literacia musical Ensino vocacional Ensino genérico |
Data: | 2010 |
Editora: | Universidade Federal de Goiás (UFG) |
Citação: | Pintão, R. e Vieira, M. H. (2010). O ensino do piano em grupo para uma nova literacia musical. In Actas do XIX Congresso Anual da Associação Brasileira de Educação Musical. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, pp. 1532 - 1542. |
Resumo(s): | Esta pesquisa via avaliar as potencialidades do ensino de piano em grupo para o desenvolvimento de uma nova literacia musical e Educação Musical com alunos do 1º ano do Ensino Básico em Portugal. O projecto será implementado num dos três ramos de ensino existentes, o ramo genérico, e nele pretende-se utilizar o ensino de piano em grupo na sala de aula, tratando-se de um contexto no qual as práticas de ensino instrumental em grupo são raras em Portugal. A pesquisa iniciar-se-á por uma descrição dos diferentes formatos de ensino e aprendizagem do piano. Será feita uma breve descrição do contributo de alguns professores e pedagogos e do impacto que tiveram na utilização do ensino de piano em grupo em diferentes momentos da história e em diferentes países. À entrada do 1º ano de escolaridade será seleccionada uma amostra por conveniência de crianças sem conhecimento musical formal prévio, sem recurso a teste de aptidões. Esta amostra participará num conjunto de actividades de ensino de piano em grupo implementadas por um professor participante na pesquisa e supervisionadas e avaliadas colaborativamente pelo investigador. A metodologia será de cariz qualitativo e de investigação-acção. Haverá uma articulação do saber prático do professor que participará na pesquisa e dos alunos com o saber teórico-prático do investigador. Finalmente serão analisados os dados coligidos através de notas de campo, observações e reflexões do grupo envolvido no projecto. Está prevista a aplicação de inquéritos e entrevistas a professores e pais dos alunos intervenientes. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/74720 |
ISBN: | 978-85-7745-611-6 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pintao e Vieira_2010_XIX ABEM Goiania_UFG.pdf | 261,02 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons