Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/74720
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pintão, Rui Pedro Soeiro Silva | por |
dc.contributor.author | Vieira, Maria Helena | por |
dc.date.accessioned | 2021-11-17T09:21:08Z | - |
dc.date.available | 2021-11-17T09:21:08Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | Pintão, R. e Vieira, M. H. (2010). O ensino do piano em grupo para uma nova literacia musical. In Actas do XIX Congresso Anual da Associação Brasileira de Educação Musical. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, pp. 1532 - 1542. | por |
dc.identifier.isbn | 978-85-7745-611-6 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/74720 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa via avaliar as potencialidades do ensino de piano em grupo para o desenvolvimento de uma nova literacia musical e Educação Musical com alunos do 1º ano do Ensino Básico em Portugal. O projecto será implementado num dos três ramos de ensino existentes, o ramo genérico, e nele pretende-se utilizar o ensino de piano em grupo na sala de aula, tratando-se de um contexto no qual as práticas de ensino instrumental em grupo são raras em Portugal. A pesquisa iniciar-se-á por uma descrição dos diferentes formatos de ensino e aprendizagem do piano. Será feita uma breve descrição do contributo de alguns professores e pedagogos e do impacto que tiveram na utilização do ensino de piano em grupo em diferentes momentos da história e em diferentes países. À entrada do 1º ano de escolaridade será seleccionada uma amostra por conveniência de crianças sem conhecimento musical formal prévio, sem recurso a teste de aptidões. Esta amostra participará num conjunto de actividades de ensino de piano em grupo implementadas por um professor participante na pesquisa e supervisionadas e avaliadas colaborativamente pelo investigador. A metodologia será de cariz qualitativo e de investigação-acção. Haverá uma articulação do saber prático do professor que participará na pesquisa e dos alunos com o saber teórico-prático do investigador. Finalmente serão analisados os dados coligidos através de notas de campo, observações e reflexões do grupo envolvido no projecto. Está prevista a aplicação de inquéritos e entrevistas a professores e pais dos alunos intervenientes. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Goiás (UFG) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | por |
dc.subject | Ensino de piano em grupo | por |
dc.subject | Literacia musical | por |
dc.subject | Ensino vocacional | por |
dc.subject | Ensino genérico | por |
dc.title | O ensino do piano em grupo para uma nova literacia musical | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationStartPage | 1532 | por |
oaire.citationEndPage | 1542 | por |
oaire.citationConferencePlace | Goiânia, Brasil | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | Actas do XIX Congresso Anual da Associação Brasileira de Educação Musical | por |
oaire.version | VoR | por |
dc.subject.ods | Educação de qualidade | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pintao e Vieira_2010_XIX ABEM Goiania_UFG.pdf | 261,02 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons