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https://hdl.handle.net/1822/7376
Título: | O projecto curricular de turma na mudança das práticas do ensino básico : contributos para o desenvolvimento curricular e profissional nas escolas |
Autor(es): | Viana, Isabel Carvalho |
Orientador(es): | Alonso, Maria Luísa Garcia |
Data: | 17-Dez-2007 |
Resumo(s): | No âmbito da Reorganização Curricular do Ensino Básico, em que esta tese se situa, foi
introduzido um novo Currículo Nacional, orientado para o desenvolvimento de competências, bem
como a proposta das escolas construírem Projectos Curriculares, visando adequá-lo ao contexto de
cada escola e de cada turma, o que trouxe uma viva discussão em torno dos conceitos e das formas de
tornar reais as orientações educativas nacionais, em concordância com a diversidade cultural existente
nas comunidades educativas.
Num contexto de inovação, onde a escola é chamada a participar com base em Projectos
Curriculares, este estudo pretende contribuir para a compreensão e a discussão da mudança das
práticas de gestão curricular nas escolas e o seu impacto na melhoria das aprendizagens dos alunos.
No intuito de conhecer “a partir de dentro” as condições, os significados e os processos de
construção do Projecto Curricular de Turma, no contexto ecológico das escolas, foi mobilizada uma
metodologia de investigação, de cariz qualitativo e interpretativo, traduzida na realização de dois
Estudos de Caso, em duas Escolas do Ensino Básico, particularizados em dois Conselhos de Turma –
do 6º e do 8º ano, em cada uma das escolas. A abordagem metodológica destes estudos, com
características próximas da investigação-acção colaborativa, emergiu dos dados recolhidos num estudo
exploratório aprofundado, que permitiu encontrar as linhas de orientação adequadas. Valorizando as
experiências dos professores e o seu envolvimento nos processos de mudança, com esta metodologia,
que possibilitou uma construção reflexiva e partilhada do conhecimento entre os professores e a
investigadora, procurou-se observar como se constrói o Projecto Curricular de Turma, quais as
potencialidades e os constrangimentos que se colocam aos professores, como se compreendem as
suas implicações e quais as dinâmicas que desencadeia no quotidiano escolar.
O referencial teórico que enquadrou este trabalho sustenta-se no Modelo Integrado de Inovação
Curricular, proposto por Alonso (1998 e 2000b) que defende uma visão integrada e sistémica das
dimensões que concorrem para a qualidade do ensino, isto é, o desenvolvimento curricular, o
desenvolvimento organizacional da escola e o desenvolvimento profissional dos professores.
Os casos em estudo espelham, de modo diferenciado e singular, dinâmicas dentro e fora dos
Conselhos de Turma, processos e níveis de envolvimento com a construção do PCT e, ainda, diferentes
olhares sobre a mudança. Em síntese, pensamos que este estudo serviu para compreender e clarificar
os problemas e desafios com que os professores se depararam nos processos de desenvolvimento
curricular nas escolas estudadas, permitindo delimitar algumas das questões centrais surgidas na
construção do Projecto Curricular. Entre elas, realçam as ambiguidades provocadas pela tendência
para um entendimento técnico-burocrático do Projecto Curricular, em conflito com a concepção
construtivista e autonomizadora prevalecente nos discursos oficiais e na letra dos Projectos escritos. Within the process of Curriculum Reorganization of the Basic Education system, where this dissertation is grounded, it was introduced a new National Curriculum, oriented towards the development of competencies as well as the proposal for development of Curriculum Projects by the schools with the goal of adjusting it to each school and classroom. This process brought a vibrant discussion around concepts and how to turn National educational orientations into real practices, regarding the cultural diversity existing in the educational communities. Within an innovative context, where school is called upon to respond, based on Curriculum Projects, this study plays a role for the understanding and discussion of the change of curriculum management practices in schools, and their impact to improve students learning. With the intend of knowing “from the inside” the conditions, meanings and processes of the construction of a Classroom Curriculum Project (CCP), within the ecological context of schools, it was used a qualitative and interpretative research methodology translated into two case studies, done in two basic education schools and particularly with two Classroom Councils from 6º and 8º grade in each school. The methodology approach of these studies, with characteristics that are close to the collaborative, action research ones, emerged from data collected on an extended exploratory study which helped provide adequate guidelines for the subsequent steps. Valuing teacher’s experiences and their involvement in the changing processes, with this methodology, which allowed a shared and reflective construction of knowledge between them and the researcher, we observed and interpreted how the CCP is done, what are the strengths and constraints teachers face in this process, how is the of the knowledge that it implies understood and which dynamics it unleashes within daily school life. The theoretical referential of this work is grounded on the Integrated Model of Curriculum Innovation, proposed by Alonso (1998, 2000b) which upholds an integrated and systemic perspective of the different dimensions that account for quality teaching, that are the curricular development, organizational development of the school and the professional development of teachers. The case studies mirror, in a differentiated and unique way, dynamics inside and outside the Classroom Councils, levels and processes of involvement with the construction of the CCP and, yet, different perspectives about change. Resuming, we think that this study had the purpose of understanding and clarifying the problems and challenges that teachers face within the processes of developing a CCP in the schools which we did the study, allowing for establishing some cut-off points that emerged within the construction of Curriculum Project. Among others, we would like to underline the ambiguities created by the tendency of a techno-bureaucrat understanding of the Curriculum Project, contrasting with a constructivist and autonomous conception that prevails in the official discourses and in the letter of written Projects. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Educação - Área de Especialização de Desenvolvimento Curricular |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/7376 |
Acesso: | Acesso aberto |
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