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dc.contributor.authorAnastácio, Zéliapor
dc.date.accessioned2021-07-19T15:47:18Z-
dc.date.available2021-07-19T15:47:18Z-
dc.date.issued2021-07-02-
dc.identifier.citationAnastácio, Z. (2021). Entre Género e Sexo, o Papel da Sociedade e o Papel da Biologia. In A.P. Vilela (Coord). FLEXIBILIDADE E INTERAÇÕES EDUCATIVAS PARA RUMOS (DES)IGUAIS - Um olhar longitudinal até aos tempos de pandemia - TOMO I: Conceções e Reflexões. Cadernos, Escola e Formação. Centro de Formação Braga/Sul, pp. 199-211.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/73656-
dc.description.abstractAs abordagens sobre género estão hoje na ordem do dia, presentes em vários setores de atividade e relacionamento humano. Assim, quer se trate de uma forma de tratamento social, quer de um concurso a um emprego, quer na escola, no comércio ou nos canais de debate e reflexão mais alargados, confrontamo-nos com um evoluir da sociedade que traz para a discussão e para a consciência um cuidado para a não discriminação da pessoa em consequência do género que desempenha na sociedade. E sim, do género, pois esse é o papel que a sociedade espera do indivíduo. Por seu turno, o conceito de sexo tem vindo a perder terreno educativo e a ser criticado, por ser associado a uma visão redutora de sexualidade, relacionamento e afetos. Nota-se até alguma relutância em pronunciar ou escrever a palavra sexo em contextos formais de reuniões profissionais e em formulários de recolha de dados, tendendo a optar-se por “género” em vez de “sexo”, factos que temos vindo a observar. No que respeita a investigação e produção académica/científica temos vindo a assistir a um foco crescente nos assuntos relativos ao género, em detrimento do conhecimento científico de índole biológica, mais precisamente morfológica e fisiológica. Procuremos então evidenciar as diversas dimensões do ser humano que são tocadas para construir um equilíbrio entre o ter, o ser e o sentir destas questões de género e de sexo.por
dc.description.sponsorshipFundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UIDB/00317/2020por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectGéneropor
dc.subjectSexopor
dc.subjectConstructo socialpor
dc.subjectBiologiapor
dc.titleEntre género e sexo, o papel da sociedade e o papel da biologiapor
dc.typebookPartpor
dc.relation.publisherversionhttps://www.cfaebragasul.com/por
oaire.citationStartPage199por
oaire.citationEndPage211por
dc.identifier.eisbn978-989-96569-7-0por
dc.subject.fosCiências Naturais::Ciências Biológicaspor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.bookTitleFLEXIBILIDADE E INTERAÇÕES EDUCATIVAS PARA RUMOS (DES)IGUAIS - Um olhar longitudinal até aos tempos de pandemia - TOMO I: Conceções e Reflexõespor
oaire.citationEdition1.ªpor
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsIgualdade de géneropor
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