Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/72616
Título: | Análise da variação de funções ensinada através da resolução de problemas |
Outro(s) título(s): | Function variation analysis taught through problem solving |
Autor(es): | Azevedo, Eliane Bihuna de Figueiredo, Elisandra Bar de Palhares, Pedro |
Palavras-chave: | Resolução de problemas Cálculo diferencial e integral Sequência didática Análise da variação de funções Problem solving Differential and integral calculus Didactic sequence Function variation analysis |
Data: | Out-2019 |
Editora: | Universidade Cruzeiro do Sul |
Revista: | Revista de Ensino de Ciências e Matemática |
Citação: | DE AZEVEDO, E. B.; DE FIGUEIREDO, E. B.; PALHARES, P. M. B. Análise da variação de funções ensinada através da Resolução de Problemas. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 5, p. 32-52, 7 out. 2019. |
Resumo(s): | Este trabalho é o recorte de uma pesquisa de doutoramento que visou inserir a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de Resolução de Problemas para ensinar os conteúdos de Cálculo Diferencial e Integral. Este texto tem por objetivo apresentar uma sequência didática preparada para abordar o conteúdo de análise da variação de funções reais de uma variável real usando essa abordagem metodológica. A referida sequência didática foi aplicada em duas turmas dos cursos de Licenciaturas de uma universidade pública brasileira. Percebemos que essa tarefa contribuiu positivamente para a aprendizagem dos estudantes, pois a maioria dos participantes foi capaz de elaborar as conjecturas corretas e almejadas pelos pesquisadores. Outra contribuição desse trabalho está relacionada com o ensino, tecemos alguns comentários e dicas a professores que desejem inserir essa abordagem metodológica em sala, mas não se sintam familiarizados com a mesma. This work is part of a doctoral research that aimed to insert the Problem-Solving teaching learning-evaluation methodology to teach the contents of Differential and Integral Calculus. This text presents a didactic sequence designed to approach the contents of the variation analysis of one-real-variable real functions using such methodological approach. Such didactic sequence was applied to two classes of undergraduate programs of Santa Catarina State University. The tasks had a noticeably positive contribution to students' learning, since most of the participants were able to elaborate the correct conjectures as expected by the researchers. Another contribution of this work regards teaching: we make some comments and provide tips to teachers who wish to insert this methodological approach in their classes, but are not yet familiar with it. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/72616 |
DOI: | 10.26843/rencima.v10i5.1621 |
ISSN: | 2179-426X |
Versão da editora: | https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1621 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Análise da variação de funções ensinada através da resolução de problemas.pdf | 940,56 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons