Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/72616
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Azevedo, Eliane Bihuna de | por |
dc.contributor.author | Figueiredo, Elisandra Bar de | por |
dc.contributor.author | Palhares, Pedro | por |
dc.date.accessioned | 2021-05-12T15:20:37Z | - |
dc.date.available | 2021-05-12T15:20:37Z | - |
dc.date.issued | 2019-10 | - |
dc.identifier.citation | DE AZEVEDO, E. B.; DE FIGUEIREDO, E. B.; PALHARES, P. M. B. Análise da variação de funções ensinada através da Resolução de Problemas. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 5, p. 32-52, 7 out. 2019. | por |
dc.identifier.issn | 2179-426X | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/72616 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho é o recorte de uma pesquisa de doutoramento que visou inserir a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de Resolução de Problemas para ensinar os conteúdos de Cálculo Diferencial e Integral. Este texto tem por objetivo apresentar uma sequência didática preparada para abordar o conteúdo de análise da variação de funções reais de uma variável real usando essa abordagem metodológica. A referida sequência didática foi aplicada em duas turmas dos cursos de Licenciaturas de uma universidade pública brasileira. Percebemos que essa tarefa contribuiu positivamente para a aprendizagem dos estudantes, pois a maioria dos participantes foi capaz de elaborar as conjecturas corretas e almejadas pelos pesquisadores. Outra contribuição desse trabalho está relacionada com o ensino, tecemos alguns comentários e dicas a professores que desejem inserir essa abordagem metodológica em sala, mas não se sintam familiarizados com a mesma. | por |
dc.description.abstract | This work is part of a doctoral research that aimed to insert the Problem-Solving teaching learning-evaluation methodology to teach the contents of Differential and Integral Calculus. This text presents a didactic sequence designed to approach the contents of the variation analysis of one-real-variable real functions using such methodological approach. Such didactic sequence was applied to two classes of undergraduate programs of Santa Catarina State University. The tasks had a noticeably positive contribution to students' learning, since most of the participants were able to elaborate the correct conjectures as expected by the researchers. Another contribution of this work regards teaching: we make some comments and provide tips to teachers who wish to insert this methodological approach in their classes, but are not yet familiar with it. | por |
dc.description.sponsorship | Fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Cruzeiro do Sul | por |
dc.relation | UID/CED/00317/2019 | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | por |
dc.subject | Resolução de problemas | por |
dc.subject | Cálculo diferencial e integral | por |
dc.subject | Sequência didática | por |
dc.subject | Análise da variação de funções | por |
dc.subject | Problem solving | por |
dc.subject | Differential and integral calculus | por |
dc.subject | Didactic sequence | por |
dc.subject | Function variation analysis | por |
dc.title | Análise da variação de funções ensinada através da resolução de problemas | por |
dc.title.alternative | Function variation analysis taught through problem solving | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1621 | por |
oaire.citationStartPage | 32 | por |
oaire.citationEndPage | 52 | por |
oaire.citationIssue | 5 | por |
oaire.citationVolume | 10 | por |
dc.identifier.doi | 10.26843/rencima.v10i5.1621 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.journal | Revista de Ensino de Ciências e Matemática | por |
oaire.version | VoR | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Análise da variação de funções ensinada através da resolução de problemas.pdf | 940,56 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons