Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/72616

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAzevedo, Eliane Bihuna depor
dc.contributor.authorFigueiredo, Elisandra Bar depor
dc.contributor.authorPalhares, Pedropor
dc.date.accessioned2021-05-12T15:20:37Z-
dc.date.available2021-05-12T15:20:37Z-
dc.date.issued2019-10-
dc.identifier.citationDE AZEVEDO, E. B.; DE FIGUEIREDO, E. B.; PALHARES, P. M. B. Análise da variação de funções ensinada através da Resolução de Problemas. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 5, p. 32-52, 7 out. 2019.por
dc.identifier.issn2179-426X-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/72616-
dc.description.abstractEste trabalho é o recorte de uma pesquisa de doutoramento que visou inserir a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de Resolução de Problemas para ensinar os conteúdos de Cálculo Diferencial e Integral. Este texto tem por objetivo apresentar uma sequência didática preparada para abordar o conteúdo de análise da variação de funções reais de uma variável real usando essa abordagem metodológica. A referida sequência didática foi aplicada em duas turmas dos cursos de Licenciaturas de uma universidade pública brasileira. Percebemos que essa tarefa contribuiu positivamente para a aprendizagem dos estudantes, pois a maioria dos participantes foi capaz de elaborar as conjecturas corretas e almejadas pelos pesquisadores. Outra contribuição desse trabalho está relacionada com o ensino, tecemos alguns comentários e dicas a professores que desejem inserir essa abordagem metodológica em sala, mas não se sintam familiarizados com a mesma.por
dc.description.abstractThis work is part of a doctoral research that aimed to insert the Problem-Solving teaching learning-evaluation methodology to teach the contents of Differential and Integral Calculus. This text presents a didactic sequence designed to approach the contents of the variation analysis of one-real-variable real functions using such methodological approach. Such didactic sequence was applied to two classes of undergraduate programs of Santa Catarina State University. The tasks had a noticeably positive contribution to students' learning, since most of the participants were able to elaborate the correct conjectures as expected by the researchers. Another contribution of this work regards teaching: we make some comments and provide tips to teachers who wish to insert this methodological approach in their classes, but are not yet familiar with it.por
dc.description.sponsorshipFundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Cruzeiro do Sulpor
dc.relationUID/CED/00317/2019por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/por
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectCálculo diferencial e integralpor
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subjectAnálise da variação de funçõespor
dc.subjectProblem solvingpor
dc.subjectDifferential and integral calculuspor
dc.subjectDidactic sequencepor
dc.subjectFunction variation analysispor
dc.titleAnálise da variação de funções ensinada através da resolução de problemaspor
dc.title.alternativeFunction variation analysis taught through problem solvingpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1621por
oaire.citationStartPage32por
oaire.citationEndPage52por
oaire.citationIssue5por
oaire.citationVolume10por
dc.identifier.doi10.26843/rencima.v10i5.1621por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalRevista de Ensino de Ciências e Matemáticapor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Análise da variação de funções ensinada através da resolução de problemas.pdf940,56 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID