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TítuloConstrução de um questionário transcultural de motivos de abandono do ensino superior
Outro(s) título(s)Development of a transcultural questionnaire of motives for higher education dropout
Construcción de un cuestionario transcultural de motivos de abandono de la enseñanza superior
Autor(es)Almeida, Leandro S.
Casanova, Joana R.
Bernardo, Ana B.
Cervero, António
Santos, Acácia A. Angeli dos
Ambiel, Rodolfo A. M.
Palavras-chaveEnsino Superior
Motivos de abandono
Estudantes do 1.º ano
Dropout reasons
First-year students
Higher education
Data2020
EditoraInstituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP)
RevistaAvaliação Psicológica
CitaçãoAlmeida, L. S., Casanova, J. R., Bernardo, A., Cervero, A., Santos, A. A., & Ambiel, R. (2020). Construção de um Questionário Transcultural de Motivos de Abandono do Ensino Superior. Revista Avaliação Psicológica, 18(2), 201–209. https://doi.org/10.15689/ap.2019.1802.17694.11
Resumo(s)O abandono no Ensino Superior é um tema relevante pela sua incidência e consequências negativas no estudante, família, instituição e sociedade em geral. Procurando conhecer os motivos da intenção de abandono, investigadores do Brasil, Espanha e Portugal convergiram na construção de um questionário de avaliação transcultural. Atendendo à multidimensionalidade das causas de abandono, o questionário abarca seis dimensões: Social, Acadêmica, Professores, Saúde e Bem-estar, Institucional e Financeira. A análise fatorial, com amostras autônomas de estudantes do 1º ano do Brasil, Espanha e Portugal, mostrou uma distribuição adequada dos itens nas seis dimensões, com alguma discrepância na dimensão Professores na amostra do Brasil. Os índices de consistência interna atingiram níveis adequados nas seis dimensões (valores entre 0,74 e 0,91). Futuros desenvolvimentos devem testar a dimensionalidade do questionário e a sua invariância nos três países, incluindo já variáveis psicológicas e académicas para análise da validade de critério.
The dropout in higher education assumes relevant percentages, with negative consequences for the students, family, institution and society in general. In order to know the reasons for the dropout intention, researchers from Brazil, Spain and Portugal converged on the construction of a transcultural questionnaire. Face the multidimensional nature of dropout causes, the questionnaire assesses six dimensions: Social, Academic, Faculty, Health and Wellbeing, Institutional, and Financial. The factorial analysis, with autonomous samples of first-year students from Brazil, Spain and Portugal, showed an adequate distribution of the items by the six dimensions, with some difficulties in Faculty dimension in Brazilian sample. The internal consistency of items reached adequate levels in those six dimensions (values range from .74 to .91). Future developments should test the dimensionality of the questionnaire and its invariance in all three countries, including other psychological and academic variables for criterion validity analysis. Keywords: higher education; dropout reasons; first-year students
El abandono en la enseñanza superior es un tema relevante por su incidencia y por sus consecuencias negativas a nivel personal, familiar, institucional y social. En búsqueda de conocer las razones de intención de abandono, investigadores de Brasil, España y Portugal participaron en la construcción de un cuestionario de evaluación transcultural. Dicho instrumento, de naturaleza multidimensional, se organiza en seis dimensiones: Social, Académica, Profesorado, Salud y Bienestar, Institucional y Financiera. El análisis factorial, con muestras independientes de los estudiantes del primer año de Brasil, España y Portugal, mostró una distribución adecuada de los ítems en las seis dimensiones, con alguna discrepancia en la dimensión Profesorado en la muestra brasileña. Los índices de consistencia interna alcanzaron niveles adecuados (valores entre .74 y .91), si bien que se debe realizar nuevos estudios para probar la dimensionalidad del cuestionario y su invariancia en los tres países, incluyendo las variables psicológicas y académicas para analizar la validez de criterio
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/71669
DOI10.15689/ap.2019.1802.17694.11
ISSN1677-0471
e-ISSN2175-3431
Versão da editorahttps://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/7057360.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
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