Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/71669

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.por
dc.contributor.authorCasanova, Joana R.por
dc.contributor.authorBernardo, Ana B.por
dc.contributor.authorCervero, Antóniopor
dc.contributor.authorSantos, Acácia A. Angeli dospor
dc.contributor.authorAmbiel, Rodolfo A. M.por
dc.date.accessioned2021-04-14T09:47:43Z-
dc.date.available2021-04-14T09:47:43Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationAlmeida, L. S., Casanova, J. R., Bernardo, A., Cervero, A., Santos, A. A., & Ambiel, R. (2020). Construção de um Questionário Transcultural de Motivos de Abandono do Ensino Superior. Revista Avaliação Psicológica, 18(2), 201–209. https://doi.org/10.15689/ap.2019.1802.17694.11por
dc.identifier.issn1677-0471por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/71669-
dc.description.abstractO abandono no Ensino Superior é um tema relevante pela sua incidência e consequências negativas no estudante, família, instituição e sociedade em geral. Procurando conhecer os motivos da intenção de abandono, investigadores do Brasil, Espanha e Portugal convergiram na construção de um questionário de avaliação transcultural. Atendendo à multidimensionalidade das causas de abandono, o questionário abarca seis dimensões: Social, Acadêmica, Professores, Saúde e Bem-estar, Institucional e Financeira. A análise fatorial, com amostras autônomas de estudantes do 1º ano do Brasil, Espanha e Portugal, mostrou uma distribuição adequada dos itens nas seis dimensões, com alguma discrepância na dimensão Professores na amostra do Brasil. Os índices de consistência interna atingiram níveis adequados nas seis dimensões (valores entre 0,74 e 0,91). Futuros desenvolvimentos devem testar a dimensionalidade do questionário e a sua invariância nos três países, incluindo já variáveis psicológicas e académicas para análise da validade de critério.por
dc.description.abstractThe dropout in higher education assumes relevant percentages, with negative consequences for the students, family, institution and society in general. In order to know the reasons for the dropout intention, researchers from Brazil, Spain and Portugal converged on the construction of a transcultural questionnaire. Face the multidimensional nature of dropout causes, the questionnaire assesses six dimensions: Social, Academic, Faculty, Health and Wellbeing, Institutional, and Financial. The factorial analysis, with autonomous samples of first-year students from Brazil, Spain and Portugal, showed an adequate distribution of the items by the six dimensions, with some difficulties in Faculty dimension in Brazilian sample. The internal consistency of items reached adequate levels in those six dimensions (values range from .74 to .91). Future developments should test the dimensionality of the questionnaire and its invariance in all three countries, including other psychological and academic variables for criterion validity analysis. Keywords: higher education; dropout reasons; first-year studentspor
dc.description.abstractEl abandono en la enseñanza superior es un tema relevante por su incidencia y por sus consecuencias negativas a nivel personal, familiar, institucional y social. En búsqueda de conocer las razones de intención de abandono, investigadores de Brasil, España y Portugal participaron en la construcción de un cuestionario de evaluación transcultural. Dicho instrumento, de naturaleza multidimensional, se organiza en seis dimensiones: Social, Académica, Profesorado, Salud y Bienestar, Institucional y Financiera. El análisis factorial, con muestras independientes de los estudiantes del primer año de Brasil, España y Portugal, mostró una distribución adecuada de los ítems en las seis dimensiones, con alguna discrepancia en la dimensión Profesorado en la muestra brasileña. Los índices de consistencia interna alcanzaron niveles adecuados (valores entre .74 y .91), si bien que se debe realizar nuevos estudios para probar la dimensionalidad del cuestionario y su invariancia en los tres países, incluyendo las variables psicológicas y académicas para analizar la validez de criteriopor
dc.description.sponsorship(undefined)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/FARH/SFRH%2FBD%2F117902%2F2016/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subjectMotivos de abandonopor
dc.subjectEstudantes do 1.º anopor
dc.subjectDropout reasonspor
dc.subjectFirst-year studentspor
dc.subjectHigher educationpor
dc.titleConstrução de um questionário transcultural de motivos de abandono do ensino superiorpor
dc.title.alternativeDevelopment of a transcultural questionnaire of motives for higher education dropouteng
dc.title.alternativeConstrucción de un cuestionario transcultural de motivos de abandono de la enseñanza superiorspa
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/7057360.pdfpor
oaire.citationStartPage201por
oaire.citationEndPage209por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationVolume18por
dc.identifier.eissn2175-3431por
dc.identifier.doi10.15689/ap.2019.1802.17694.11por
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalAvaliação Psicológicapor
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
12.pdf172,28 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID