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https://hdl.handle.net/1822/71665
Título: | Design de Serviços e o desenvolvimento de competências de inovação e empreendedorismo em estudantes de Tecnologias de Informação |
Autor(es): | José, Rui Pinheiro, André Afonso, Paulo |
Palavras-chave: | empreendedorismo, inovação design de serviços ensino de empreendedorismo |
Data: | 2018 |
Citação: | Design de Serviços e o desenvolvimento de competências de inovação e empreendedorismo em alunos de Tecnologias de Informação. Rui José, André Pinheiro, Paulo Afonso. CEE'2018 Conference on Entrepreneurship Education. Porto. September 2018 |
Resumo(s): | As competências de empreendedorismo são, cada vez mais, entendidas como fundamentais na formação dos estudantes do Ensino Superior. No entanto, esse tipo de formação enfrenta dois desafios fundamentais: ser frequentemente desenvolvida em abstrato, sem o importante contexto proporcionado por um projeto real e também ser quase sempre demasiado distante das competências de base dos estudantes. Este artigo explora uma abordagem alternativa para o desenvolvimento de competências de empreendedorismo e inovação. Em vez de uma abordagem centrada nos processos de criação de novos negócios, esta abordagem centra-se nos processos de Design de Serviços e na forma estes podem ser usados para conceber soluções tecnológicas geradoras de valor. A unidade curricular de Design de Serviços, destinada a estudantes de Tecnologias e Sistemas de Informação, surgiu para explorar um espaço intermédio entre uma formação abstrata em empreendedorismo e uma formação meramente focada no desenvolvimento de soluções técnicas. Esta combinação permite aos estudantes trabalhar conceitos de inovação, sem perderam a ligação ao contexto das tecnologias com que estão mais familiarizados. Para melhor entender a viabilidade desta abordagem, foi feito um acompanhamento dos projetos realizados pelos estudantes, incluindo entrevistas com intervenientes externos e com os próprios estudantes, bem como observações de reuniões conduzidas pelos estudantes. Os resultados permitiram identificar diversos pontos fortes deste processo, mas também identificar alguns desafios fundamentais. A ligação forte a contextos reais revelou-se extremamente rica, mas implica também sensibilidade para lidar com os riscos e complexidades inerente a essa mesma realidade. Sem pretender substituir cursos especificamente focados no empreendedorismo, esta abordagem pode ser uma alternativa para motivar mais estudantes com formação tecnológica para uma abordagem à inovação e aos seus desafios reais. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/71665 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2018-Jose-DesignServicos-CEE2017-CR.0.3.pdf | paper | 166,68 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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