Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/71665
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | José, Rui | por |
dc.contributor.author | Pinheiro, André | por |
dc.contributor.author | Afonso, Paulo | por |
dc.date.accessioned | 2021-04-13T22:01:19Z | - |
dc.date.available | 2021-04-13T22:01:19Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | Design de Serviços e o desenvolvimento de competências de inovação e empreendedorismo em alunos de Tecnologias de Informação. Rui José, André Pinheiro, Paulo Afonso. CEE'2018 Conference on Entrepreneurship Education. Porto. September 2018 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/71665 | - |
dc.description.abstract | As competências de empreendedorismo são, cada vez mais, entendidas como fundamentais na formação dos estudantes do Ensino Superior. No entanto, esse tipo de formação enfrenta dois desafios fundamentais: ser frequentemente desenvolvida em abstrato, sem o importante contexto proporcionado por um projeto real e também ser quase sempre demasiado distante das competências de base dos estudantes. Este artigo explora uma abordagem alternativa para o desenvolvimento de competências de empreendedorismo e inovação. Em vez de uma abordagem centrada nos processos de criação de novos negócios, esta abordagem centra-se nos processos de Design de Serviços e na forma estes podem ser usados para conceber soluções tecnológicas geradoras de valor. A unidade curricular de Design de Serviços, destinada a estudantes de Tecnologias e Sistemas de Informação, surgiu para explorar um espaço intermédio entre uma formação abstrata em empreendedorismo e uma formação meramente focada no desenvolvimento de soluções técnicas. Esta combinação permite aos estudantes trabalhar conceitos de inovação, sem perderam a ligação ao contexto das tecnologias com que estão mais familiarizados. Para melhor entender a viabilidade desta abordagem, foi feito um acompanhamento dos projetos realizados pelos estudantes, incluindo entrevistas com intervenientes externos e com os próprios estudantes, bem como observações de reuniões conduzidas pelos estudantes. Os resultados permitiram identificar diversos pontos fortes deste processo, mas também identificar alguns desafios fundamentais. A ligação forte a contextos reais revelou-se extremamente rica, mas implica também sensibilidade para lidar com os riscos e complexidades inerente a essa mesma realidade. Sem pretender substituir cursos especificamente focados no empreendedorismo, esta abordagem pode ser uma alternativa para motivar mais estudantes com formação tecnológica para uma abordagem à inovação e aos seus desafios reais. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | empreendedorismo, | por |
dc.subject | inovação | por |
dc.subject | design de serviços | por |
dc.subject | ensino de empreendedorismo | por |
dc.title | Design de Serviços e o desenvolvimento de competências de inovação e empreendedorismo em estudantes de Tecnologias de Informação | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationConferencePlace | Porto | por |
sdum.conferencePublication | CEE'2018 Conference on Entrepreneurship Education | por |
oaire.version | AM | por |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018-Jose-DesignServicos-CEE2017-CR.0.3.pdf | paper | 166,68 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons