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https://hdl.handle.net/1822/71404
Título: | O grupo étnico Nyaneka-nkhumbi: estudo etnomatemático e sua aplicação à educação matemática |
Autor(es): | Dias, Domingos Palhares, Pedro Costa, Cecília |
Palavras-chave: | etnomatemática |
Data: | Mai-2019 |
Editora: | Universidade de Aveiro. Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia (SBIDM) |
Citação: | Costa, C. Dias, D., Palhares, P. (2019). O grupo étnico Nyaneka-nkhumbi: estudo etnomatemático e sua aplicação à educação matemática. Em Nilza Costa e Susana Ambrósio (Eds.). Nas Raízes do Imbondeiro: Diálogos com a Educação em Contexto Africano (79-98). Aveiro: UA Editora. |
Resumo(s): | Alicerçados em estudos etnomatemáticos efetuados em África, identificámos em artefactos e atividades próprias do grupo étnico Nyanekankhumbi do sudoeste de Angola elementos etnomatemáticos, nomeadamente em enfeites das mulheres, cestos, casas de pau-a-pique, armadilhas, jogos e sistema de numeração. A partir desta recolha e análise de dados construímos tarefas para a educação matemática que foram testadas junto de professores angolanos com experiência de ensino junto deste grupo étnico, em Angola, e de futuros professores portugueses, em Portugal, no sentido de verificarem a adequabilidade em situação de sala de aula do ensino primário (Angola)/1.º ciclo do ensino básico (Portugal). A metodologia utilizada foi mista. O design da investigação envolveu um estudo qualitativo (estudo etnográfico e design research) e um quantitativo, cujos dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário. A análise dos dados recolhidos, quer nas entrevistas gravadas em áudio e vídeo e nas notas de campo, quer nas produções de participantes e nas respostas ao questionário, permitiu concluir que os objetivos deste estudo foram alcançados, a saber: analisar e reconstruir elementos matemáticos da tradição do povo Nyaneka-nkhumbi; conceber tarefas para a educação matemática que usem a tradição do povo Nyaneka-nkhumbi como contexto cultural integrador; testar estas tarefas junto de professores e futuros professores no sentido de verificar a sua adequabilidade em situação de sala de aula do ensino primário/1.º ciclo do ensino básico. Julgamos, assim, que fica aberto um caminho de valorização de culturas angolanas antigas, que tantas vezes foram desprezadas, através do seu contributo como contexto para a educação matemática elementar de crianças do mundo lusófono. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/71404 |
ISBN: | 978-972-789-545-8 |
Versão da editora: | http://hdl.handle.net/10773/26094 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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