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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDias, Domingospor
dc.contributor.authorPalhares, Pedropor
dc.contributor.authorCosta, Cecíliapor
dc.date.accessioned2021-04-08T09:16:47Z-
dc.date.issued2019-05-
dc.identifier.citationCosta, C. Dias, D., Palhares, P. (2019). O grupo étnico Nyaneka-nkhumbi: estudo etnomatemático e sua aplicação à educação matemática. Em Nilza Costa e Susana Ambrósio (Eds.). Nas Raízes do Imbondeiro: Diálogos com a Educação em Contexto Africano (79-98). Aveiro: UA Editora.por
dc.identifier.isbn978-972-789-545-8por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/71404-
dc.description.abstractAlicerçados em estudos etnomatemáticos efetuados em África, identificámos em artefactos e atividades próprias do grupo étnico Nyanekankhumbi do sudoeste de Angola elementos etnomatemáticos, nomeadamente em enfeites das mulheres, cestos, casas de pau-a-pique, armadilhas, jogos e sistema de numeração. A partir desta recolha e análise de dados construímos tarefas para a educação matemática que foram testadas junto de professores angolanos com experiência de ensino junto deste grupo étnico, em Angola, e de futuros professores portugueses, em Portugal, no sentido de verificarem a adequabilidade em situação de sala de aula do ensino primário (Angola)/1.º ciclo do ensino básico (Portugal). A metodologia utilizada foi mista. O design da investigação envolveu um estudo qualitativo (estudo etnográfico e design research) e um quantitativo, cujos dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário. A análise dos dados recolhidos, quer nas entrevistas gravadas em áudio e vídeo e nas notas de campo, quer nas produções de participantes e nas respostas ao questionário, permitiu concluir que os objetivos deste estudo foram alcançados, a saber: analisar e reconstruir elementos matemáticos da tradição do povo Nyaneka-nkhumbi; conceber tarefas para a educação matemática que usem a tradição do povo Nyaneka-nkhumbi como contexto cultural integrador; testar estas tarefas junto de professores e futuros professores no sentido de verificar a sua adequabilidade em situação de sala de aula do ensino primário/1.º ciclo do ensino básico. Julgamos, assim, que fica aberto um caminho de valorização de culturas angolanas antigas, que tantas vezes foram desprezadas, através do seu contributo como contexto para a educação matemática elementar de crianças do mundo lusófono.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiro. Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia (SBIDM)por
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectetnomatemáticapor
dc.titleO grupo étnico Nyaneka-nkhumbi: estudo etnomatemático e sua aplicação à educação matemáticapor
dc.typebookPartpor
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/10773/26094por
oaire.citationStartPage79por
oaire.citationEndPage98por
dc.date.embargo10000-01-01-
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.bookTitleNAS RAÍZES DO IMBONDEIRO: DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO EM CONTEXTO AFRICANOpor
oaire.citationEdition1por
oaire.versionAOpor
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

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O grupo etnico Nyaneka-nkhumbi - estudo etnomatematico.pdf
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