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https://hdl.handle.net/1822/71404
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Dias, Domingos | por |
dc.contributor.author | Palhares, Pedro | por |
dc.contributor.author | Costa, Cecília | por |
dc.date.accessioned | 2021-04-08T09:16:47Z | - |
dc.date.issued | 2019-05 | - |
dc.identifier.citation | Costa, C. Dias, D., Palhares, P. (2019). O grupo étnico Nyaneka-nkhumbi: estudo etnomatemático e sua aplicação à educação matemática. Em Nilza Costa e Susana Ambrósio (Eds.). Nas Raízes do Imbondeiro: Diálogos com a Educação em Contexto Africano (79-98). Aveiro: UA Editora. | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-789-545-8 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/71404 | - |
dc.description.abstract | Alicerçados em estudos etnomatemáticos efetuados em África, identificámos em artefactos e atividades próprias do grupo étnico Nyanekankhumbi do sudoeste de Angola elementos etnomatemáticos, nomeadamente em enfeites das mulheres, cestos, casas de pau-a-pique, armadilhas, jogos e sistema de numeração. A partir desta recolha e análise de dados construímos tarefas para a educação matemática que foram testadas junto de professores angolanos com experiência de ensino junto deste grupo étnico, em Angola, e de futuros professores portugueses, em Portugal, no sentido de verificarem a adequabilidade em situação de sala de aula do ensino primário (Angola)/1.º ciclo do ensino básico (Portugal). A metodologia utilizada foi mista. O design da investigação envolveu um estudo qualitativo (estudo etnográfico e design research) e um quantitativo, cujos dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário. A análise dos dados recolhidos, quer nas entrevistas gravadas em áudio e vídeo e nas notas de campo, quer nas produções de participantes e nas respostas ao questionário, permitiu concluir que os objetivos deste estudo foram alcançados, a saber: analisar e reconstruir elementos matemáticos da tradição do povo Nyaneka-nkhumbi; conceber tarefas para a educação matemática que usem a tradição do povo Nyaneka-nkhumbi como contexto cultural integrador; testar estas tarefas junto de professores e futuros professores no sentido de verificar a sua adequabilidade em situação de sala de aula do ensino primário/1.º ciclo do ensino básico. Julgamos, assim, que fica aberto um caminho de valorização de culturas angolanas antigas, que tantas vezes foram desprezadas, através do seu contributo como contexto para a educação matemática elementar de crianças do mundo lusófono. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade de Aveiro. Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia (SBIDM) | por |
dc.rights | restrictedAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | etnomatemática | por |
dc.title | O grupo étnico Nyaneka-nkhumbi: estudo etnomatemático e sua aplicação à educação matemática | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.relation.publisherversion | http://hdl.handle.net/10773/26094 | por |
oaire.citationStartPage | 79 | por |
oaire.citationEndPage | 98 | por |
dc.date.embargo | 10000-01-01 | - |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.bookTitle | NAS RAÍZES DO IMBONDEIRO: DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO EM CONTEXTO AFRICANO | por |
oaire.citationEdition | 1 | por |
oaire.version | AO | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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