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https://hdl.handle.net/1822/71088
Título: | Morfodinâmica da praia de Ofir em diferentes estados de agitação marítima |
Outro(s) título(s): | Morphodynamics of Ofir beach in different states of maritime agitation |
Autor(es): | Mendes, Júlio Guilherme Branco Soares Faria |
Orientador(es): | Pinho, José L. S. |
Palavras-chave: | Maré Agitação marítima Modelo de propagação da agitação Morfodinâmica costeira Levantamento DGPS Sensor de pressão TWR-2050 Delft3D Tide Wave propagation Wave propagation model Coastal morphodynamics DGPS surveys TWR-2050 pressure sensor |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | O fenómeno da erosão costeira afeta gravemente a costa portuguesa, sendo os seus
principais agentes erosivos o vento, a maré e a agitação marítima. Não obstante,
existem, ainda, outras causas de origem antropogénica que estão na origem de processos
erosivos recentes. Com efeito, é fulcral a caracterização da hidrodinâmica, que constitui
o primeiro passo em muitos estudos sobre a orla costeira, bem como a caracterização da
agitação marítima da costa.
O trabalho desenvolvido focou-se na praia de Ofir. Consistiu na realização de
levantamentos topográficos de alta precisão com auxílio de equipamento DGPS e na
medição de estados de agitação marítima, na zona em estudo, com o auxílio do sensor
de pressão TWR-2050. O objetivo foi contribuir para a compreensão e avaliação de
alterações morfológicas em diferentes estados de agitação e tipologia de maré, bem
como realizar uma caracterização dos estados de agitação marítima da praia. Uma vez
que só foram realizadas duas campanhas na praia, no dia 1 de maio e 28 de maio de
2018, recorreu-se aos levantamentos topográficos efetuados em 2017 Gomes (2017)
para comparação com o levantamento efetuado a 1 e 28 de maio de 2018.
Foram realizadas três sessões de trabalhos de campo na Praia de Ofir. A primeira
campanha teve como finalidade adquirir experiência no manuseamento dos
equipamentos (DGPS e sensor TWR-2050) e analisar posições estratégicas para
instalação do sensor de pressão. A segunda visita ao terreno ocorreu no dia 1 de maio de
2018, onde foram realizados os levantamentos topográficos bem como a instalação do
sensor TWR-2050 para medição da agitação no período de monitorização. E para
finalizar, a terceira campanha ocorreu a 28 de maio e serviu para realizar um
levantamento topográfico da praia que cobrisse na íntegra o areal compreendido entre o
esporão norte e o sul.
Após a fase de recolha e análise dos dados das medições em campo, foi criado um
modelo de agitação no software Delft3D com vista a simular os estados verificados em
campanha. Assim, a caracterização de estados de agitação marítima foi concebida através da comparação de dados registados no sensor de pressão (TWR-2050), e os
resultados das simulações efetuadas pelo software Delft3D, bem como os registos
cedidos pelo Instituto Hidrográfico registados pela boia do porto de Leixões. No final
são apresentados todos os resultados e análises das medições e do modelo numérico de
modo a avaliar as diferenças verificadas no período em análise. The phenomenon of coastal erosion seriously affects the Portuguese coast, its main agents being erosion wind, tide and sea agitation. Nevertheless, there are still other causes of anthropogenic origin that are the origin of recent erosive processes. In fact, hydrodynamic characterization, which is the first step in many studies of the coastline, as well as the characterization of coastal sea agitation, is crucial. The work developed focused on the beach of Ofir. It consisted in the realization of topographic surveys of high precision with the aid of DGPS equipment and in the measurement of states of marine agitation, in the zone under study, with the aid of the pressure sensor TWR-2050. The objective was to contribute to the understanding and evaluation of morphological alterations in different states of tide agitation and typology, as well as to perform a characterization of the states of marine agitation of the beach. Since only two campaigns were carried out on the beach, on May 1st and on May 28th, 2018, topographic surveys were carried out in 2017 Gomes (2017) for comparison with the survey carried out on May 1st and on 28th, 2018. Three fieldwork sessions were carried out at Praia de Ofir. The first campaign was aimed at gaining experience in handling equipment (DGPS and TWR-2050 sensor) and analyzing strategic positions for pressure sensor installation. The second visit to the field, as already mentioned, took place on May 1st, 2018, where the topographic surveys were carried out, as well as the installation of the TWR-2050 sensor to measure the agitation during the monitoring period. To conclude, the third campaign took place on May 28th and served to carry out a topographic survey of the beach that covered in full the sand between the north and south spurs. After the phase of data collection and analysis of the field measurements, a model of agitation was created in the Delft3D software to simulate the states verified in the campaign. Thus, the characterization of maritime agitation states was conceived by comparing data recorded on the pressure sensor (TWR-2050), and the results of the simulations carried out by the Delft3D software, as well as the records provided by the Hydrographic Institute registered by the port buoy of Leixões. At the end, all the results and analyzes of the measurements and the numerical model are presented in order to evaluate the differences verified in the period under analysis. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/71088 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DEC - Dissertações de Mestrado |
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