Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/70436

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dc.contributor.advisorAlves, Anabela Carvalhopor
dc.contributor.authorFiúza, Ana Soraia Estevespor
dc.date.accessioned2021-02-25T16:01:54Z-
dc.date.available2024-01-01T07:00:24Z-
dc.date.issued2020-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/70436-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrialpor
dc.description.abstractO projeto individual apresentado nesta dissertação foi realizado no âmbito do 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial. Este teve lugar na empresa BorgWarner Portugal, tendo como principal objetivo a melhoria dos fluxos de uma linha de produção através da aplicação da metodologia Lean Production e pensamento Lean, assim como as suas ferramentas. Este projeto assentou na metodologia de investigação action-research, sendo caraterizada por um processo em que o participante tem um papel ativo. Desta forma, este projeto seguiu as cinco fases da metodologia: 1) diagnóstico e identificação do problema(s); 2) planeamento de ações; 3) implementação de ações selecionadas; 4) avaliação do resultado dessas ações; e 5) especificação da aprendizagem. Durante a primeira fase de análise foram detetadas algumas ineficiências da linha como paragens por falta de material, excesso de stock, desperdícios como transportes e esperas, elevados tempos de setup, lead time e WIP, supermercados não ergonómicos, e desorganização geral. Para esta análise foram usadas algumas ferramentas, como, VSM, método EWA, observações e brainstorming. Posteriormente, após a análise aos problemas identificados, propuseram-se ações de melhoria de forma a reduzi-los. Assim, aplicaram-se ferramentas como análise ABC, SMED, 5S, gestão visual e equação de NIOSH. Além disto, propôs-se uma reestruturação de layout e avaliou-se a capacidade da linha face à procura dos clientes, de forma a balancear o stock necessário e suficiente, para que o supermercado da linha em estudo tenha capacidade para satisfazer esta procura. Para as propostas implementadas foram conseguidos ganhos significativos. Assim, houve uma redução do nível 3 para o nível 2 de risco ergonómico nos supermercados, ganhos de 1769,04€/ano em mão-de-obra parada devido às paragens da linha por falta de material, 2353€/ano em capital empatado devido ao excesso de componentes junto à linha que existia e 7120,36€/ano devido ao excesso de stock de produto final. Além destes, obtiveram-se ganhos acima de 35% em redução de setups das máquinas em estudo. Esperam-se ainda obter outros ganhos das duas propostas que ainda não tinham sido implementadas devido à paragem da fábrica por causa da crise pandémica provocada pelo COVID-19.por
dc.description.abstractThe individual project presented in this dissertation was carried out within the 5th year of the Integrated Master in Engineering and Industrial Management. This took place at the company BorgWarner Portugal, with the main objective of improving the flows of a production line through the application of Lean Production methodology and Lean thinking, as well as its tools. This project was based on the action-research investigation methodology, being characterized by a process in which the participant has an active role. Thus, this project followed the five phases of the methodology: 1) diagnosis and identification of the problem (s); 2) action planning; 3) implementation of selected actions; 4) evaluation of the result of these actions; and 5) specification of learning. During the first analysis phase, some line inefficiencies were detected, such as stops due to lack of material, excess stock, waste such as transport and waiting, long setup times, lead time and WIP, non-ergonomic supermarkets, and general disorganization. For this analysis, some tools were used, such as VSM, EWA method, observations and brainstorming. Subsequently, after analyzing the identified problems, improvement actions were proposed in order to reduce them. Thus, tools such as ABC analysis, SMED, 5S, visual management and NIOSH equation were applied. In addition, a layout reconfiguration was proposed and the line's capacity was evaluated in view of customer demand, in order to balance the necessary and sufficient stock, so that the supermarket of the line under study has the capacity to satisfy this demand. For the implemented proposals, significant gains were achieved. Thus, there was a reduction from level 3 to level 2 of ergonomic risk in supermarkets, gains of €1769,04/year in stopped labour due to line stops due to lack of material, €2353,00/year in tied capital due to the excess of components next to the existing line and € 7120,36/year due to excess stock of final product. In addition to these, gains of over 35% were obtained by reducing the setups of the machines under study. Other gains are also expected to be obtained from the two proposals that had not yet been implemented due to the shutdown of the factory due to the pandemic crisis caused by COVID-19.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectLean thinkingpor
dc.subjectDesperdíciospor
dc.subjectMelhoria contínuapor
dc.subjectSetuppor
dc.subjectLean logisticspor
dc.subjectWastespor
dc.subjectContinuous improvementpor
dc.titleMelhoria de uma linha de produção aplicando princípios Lean Thinking numa empresa de componentes para a indústria do ramo automóvelpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202582043por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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Ana Soraia Esteves Fiuza.pdfDissertação de Mestrado5,73 MBAdobe PDFVer/Abrir

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