Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/69168
Título: | Perspetivas dos adultos sobre o seu envolvimento em processos de educação e formação: um estudo de caso de uma escola do norte do país |
Outro(s) título(s): | Adult’s perspectives on their involvement in education and training processes: a case study’s from a northern country school |
Autor(es): | Lemos, Verónica Inês Pinto de |
Orientador(es): | Antunes, Fátima |
Palavras-chave: | Desemprego Educação e formação de adultos Melhorias profissionais Motivação Percursos formativos Adult education and training Formative pathways Motivation Professional improvements Unemployment |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | Este trabalho de investigação foi realizado no âmbito do estágio curricular do Mestrado em
Educação- Área de Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos e centra-se nas
perspetivas dos adultos sobre o seu envolvimento em processos de Educação e Formação.
Nesse sentido foi possível conhecer as dimensões formativas desses processos e os efeitos da
formação na vida pessoal, social, profissional e cultural dos adultos, obtendo um conhecimento
mais aprofundado de cada um dos percursos pela perspetiva histórica, científica e pelo ponto de
vista dos adultos.
O estágio teve lugar no Centro Qualifica- ESRP e inclui esta intervenção/investigação, em que foi
desenvolvido um estudo de caso e as perspetivas dos adultos foram conhecidas através de
informações recolhidas por inquéritos e entrevistas, com o contributo da observação direta no
decurso das atividades de estágio.
Como conclusão foi possível verificar que os ganhos com a formação são sobretudo de índole
pessoal, tendo os aspetos ligados ao campo profissional uma influência quase inexistente. No que
respeita a conhecimentos e competências desenvolvidas assumem importância para os sujeitos o
domínio da língua inglesa e das competências informáticas o que traduz aquilo que representa
para os adultos a sociedade em que vivem, globalizada e exigente no que respeita à adaptação a
novos contextos e realidades. Para além disso, o conhecimento e as competências adquiridos
podem chegar a proporcionar competitividade e distanciamento entre níveis de qualificação, o que
promove problemas sociais como o desemprego e exclusão, questionando em que medida a
Educação e Formação de Adultos cumpre o seu papel inclusivo e promotor da emancipação dos
sujeitos. This research work was carried out within the curricular internship of the Master Degree in Education- Specialization Area in Training, Work and Human Resources and focuses on adult’s perspectives on their involvement in Education and Training processes. In that sense, it was possible to know the formative dimensions of these processes and the effects of training on the personal, social, professional and cultural life of adults, obtaining a deeper knowledge of each path through the historical perspective, scientific perspective and the point of view of adults. The internship took place at the ESRP Qualifica Center which includes this intervention/research, where a case study developed and the adults perspectives were known through information gathered through surveys and interviews, with the contribution of direct observation during the internship’s activities. As a conclusion it was possible to verify that was possible to verify that the gains with the training are mainly of personal indole, having the aspects related to the professional field an almost nonexistent influence. With regards to the knowledge and skills developed, it is important for the subjects to master the English language and computer skills, wich translates what represents for adults the society in which they live, globalized and demanding with regard to new contexts and realities. In addition, the knowloedge and skills acquired can even provide competitiveness and distance between qualification levels, which promotes social problems such as unemployment and exclusion, questioning the extent to which Adult Education and Training fulfill its inclusive and promoter role of the emancipation of the subjects. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/69168 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Verónica Inês Pinto de Lemos.pdf | 11,91 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons