Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/69168

TítuloPerspetivas dos adultos sobre o seu envolvimento em processos de educação e formação: um estudo de caso de uma escola do norte do país
Outro(s) título(s)Adult’s perspectives on their involvement in education and training processes: a case study’s from a northern country school
Autor(es)Lemos, Verónica Inês Pinto de
Orientador(es)Antunes, Fátima
Palavras-chaveDesemprego
Educação e formação de adultos
Melhorias profissionais
Motivação
Percursos formativos
Adult education and training
Formative pathways
Motivation
Professional improvements
Unemployment
Data2019
Resumo(s)Este trabalho de investigação foi realizado no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Educação- Área de Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos e centra-se nas perspetivas dos adultos sobre o seu envolvimento em processos de Educação e Formação. Nesse sentido foi possível conhecer as dimensões formativas desses processos e os efeitos da formação na vida pessoal, social, profissional e cultural dos adultos, obtendo um conhecimento mais aprofundado de cada um dos percursos pela perspetiva histórica, científica e pelo ponto de vista dos adultos. O estágio teve lugar no Centro Qualifica- ESRP e inclui esta intervenção/investigação, em que foi desenvolvido um estudo de caso e as perspetivas dos adultos foram conhecidas através de informações recolhidas por inquéritos e entrevistas, com o contributo da observação direta no decurso das atividades de estágio. Como conclusão foi possível verificar que os ganhos com a formação são sobretudo de índole pessoal, tendo os aspetos ligados ao campo profissional uma influência quase inexistente. No que respeita a conhecimentos e competências desenvolvidas assumem importância para os sujeitos o domínio da língua inglesa e das competências informáticas o que traduz aquilo que representa para os adultos a sociedade em que vivem, globalizada e exigente no que respeita à adaptação a novos contextos e realidades. Para além disso, o conhecimento e as competências adquiridos podem chegar a proporcionar competitividade e distanciamento entre níveis de qualificação, o que promove problemas sociais como o desemprego e exclusão, questionando em que medida a Educação e Formação de Adultos cumpre o seu papel inclusivo e promotor da emancipação dos sujeitos.
This research work was carried out within the curricular internship of the Master Degree in Education- Specialization Area in Training, Work and Human Resources and focuses on adult’s perspectives on their involvement in Education and Training processes. In that sense, it was possible to know the formative dimensions of these processes and the effects of training on the personal, social, professional and cultural life of adults, obtaining a deeper knowledge of each path through the historical perspective, scientific perspective and the point of view of adults. The internship took place at the ESRP Qualifica Center which includes this intervention/research, where a case study developed and the adults perspectives were known through information gathered through surveys and interviews, with the contribution of direct observation during the internship’s activities. As a conclusion it was possible to verify that was possible to verify that the gains with the training are mainly of personal indole, having the aspects related to the professional field an almost nonexistent influence. With regards to the knowledge and skills developed, it is important for the subjects to master the English language and computer skills, wich translates what represents for adults the society in which they live, globalized and demanding with regard to new contexts and realities. In addition, the knowloedge and skills acquired can even provide competitiveness and distance between qualification levels, which promotes social problems such as unemployment and exclusion, questioning the extent to which Adult Education and Training fulfill its inclusive and promoter role of the emancipation of the subjects.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/69168
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Verónica Inês Pinto de Lemos.pdf11,91 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID