Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/6915
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Dias, Paulo | - |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Clara Costa | - |
dc.contributor.author | Coelho, Sónia Múrias Mira | - |
dc.date.accessioned | 2007-09-20T22:31:14Z | - |
dc.date.available | 2007-09-20T22:31:14Z | - |
dc.date.issued | 2007-03-06 | - |
dc.date.submitted | 2007-08-09 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/6915 | - |
dc.description | Tese de doutoramento em Educação (especialização em Tecnologia Educativa) | eng |
dc.description.abstract | No presente trabalho de investigação tenta-se compreender de que forma as transformações que ocorrem nos meios de comunicação actuais, interferem no modo como articulamos as narrativas, transmitidas por diferentes média, e de que forma interagem na interpretação e na recriação de novas narrativas, nomeadamente em contextos educativos. A reflexão centrou-se essencialmente na narrativa ficcional como principal expressão do imaginário, abordada no âmbito epistemológico da investigação em Educação, em particular em Tecnologia Educativa, nomeadamente nas teorias do hipertexto, da cibertextualidade e os recentes trabalhos sobre construção partilhada de saber e comunidades virtuais de aprendizagem. A transversalidade da área temática de investigação exigiu uma articulação entre as problemáticas comunicacionais e educativas e a fundamentação filosófica dos conceitos em análise, sobretudo no que concerne ao papel primordial das narrativas ficcionais na organização do mundo. Procurou-se compreender que lugar ocupa a narrativa ficcional na Educação, numa contemporaneidade atravessada por diferentes imagens, discursos e linguagens contraditórias. A pesquisa centrou-se numa metodologia de Estudo de Caso, que pretende ajudar a construir “redes de sentido” numa complexa teia cujos códigos ainda estão em construção. | eng |
dc.description.abstract | The aim of this research is to understand how the changes that occur in the media interfere with the way narratives, transmitted by the different means of media, are articulated and also to explain in which way they interact with the interpretation and recreation of new stories, mainly concerning educational contexts. A reflection is focused mainly on the fictional narrative as the dominant expression of the imaginary which is studied in the epistemological approach of educational investigation in Educational Technology in particular, mainly in hypertext and cyber - text theories as well as in essays about building shared knowledge and virtual learning communities. The transversal nature of this research theme demanded an articulation of communicational and educative issues with the philosophical basis of the concepts in analysis, overall concerning the primordial role of the fictional narratives in the world organization. We tried to understand the role of the fictional narrative in Education crossed by a huge variety of contemporary images, discourses and contradictory languages. The research is centered on a Case Study method which aims to help building a “network of meaning” in this complex web in which codes are still in construction. | eng |
dc.language.iso | por | eng |
dc.rights | openAccess | eng |
dc.title | Educação e imaginário: outras redes de sentido: narrativas ficcionais e linguagens multimedia | eng |
dc.type | doctoralThesis | por |
dc.subject.udc | 371.68 | eng |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sonia Murias Mira Coelho.pdf | Tese de Doutoramento | 5,1 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |