Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/68868
Título: | Vale a pena investir no desenvolvimento profissional de professores? Questões críticas e alternativas possíveis |
Autor(es): | Flores, Maria Assunção |
Palavras-chave: | Desenvolvimento Profissional Formação de Professores |
Data: | 2018 |
Editora: | De Facto Editores |
Citação: | Flores, M. A. (2018) Vale a pena investir no desenvolvimento profissional de professores? Questões críticas e alternativas possíveis, in M. A. Flores, A. M. Silva & S. Fernandes (2018) (Orgs) Contextos de Mediação e de Desenvolvimento Profissional. Santo Tirso: De Facto Editores, pp. 171-194 |
Resumo(s): | Este texto apresenta uma conceptualização do desenvolvimento profissional de professores na sua natureza complexa, dinâmica e controversa, desconstruindo algumas visões mais ambíguas e vagas. A autora desenvolve alguns modelos teóricos de desenvolvimento profissional, com base na literatura internacional, terminando com a problematização de algumas questões críticas e alternativas possíveis, nomeadamente a escassa teorização dos processos de mudança e de aprendizagem; a necessidade de considerar a aprendizagem profissional como processo situado; a necessidade de atender à vida profissional e à identidade como constructos fundamentais para a compreensão e operacionalização do desenvolvimento dos professores e a necessidade de ter em conta a colaboração e a dimensão social que, embora presentes nalguns modelos, na prática constituem elementos ainda pouco explorados e sobretudo concretizados. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/68868 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CAPÍTULO 8_Flores.pdf | 520,34 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons