Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/68868
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Flores, Maria Assunção | por |
dc.date.accessioned | 2021-01-04T15:28:40Z | - |
dc.date.available | 2021-01-04T15:28:40Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | Flores, M. A. (2018) Vale a pena investir no desenvolvimento profissional de professores? Questões críticas e alternativas possíveis, in M. A. Flores, A. M. Silva & S. Fernandes (2018) (Orgs) Contextos de Mediação e de Desenvolvimento Profissional. Santo Tirso: De Facto Editores, pp. 171-194 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/68868 | - |
dc.description.abstract | Este texto apresenta uma conceptualização do desenvolvimento profissional de professores na sua natureza complexa, dinâmica e controversa, desconstruindo algumas visões mais ambíguas e vagas. A autora desenvolve alguns modelos teóricos de desenvolvimento profissional, com base na literatura internacional, terminando com a problematização de algumas questões críticas e alternativas possíveis, nomeadamente a escassa teorização dos processos de mudança e de aprendizagem; a necessidade de considerar a aprendizagem profissional como processo situado; a necessidade de atender à vida profissional e à identidade como constructos fundamentais para a compreensão e operacionalização do desenvolvimento dos professores e a necessidade de ter em conta a colaboração e a dimensão social que, embora presentes nalguns modelos, na prática constituem elementos ainda pouco explorados e sobretudo concretizados. | por |
dc.description.sponsorship | Apoio financeiro do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho; UI 317 da FCT, Portugal) através do Projeto Estratégico UID/CED/00317/2013, financiado através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | De Facto Editores | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Desenvolvimento Profissional | por |
dc.subject | Formação de Professores | por |
dc.title | Vale a pena investir no desenvolvimento profissional de professores? Questões críticas e alternativas possíveis | por |
dc.type | bookPart | por |
oaire.citationStartPage | 171 | por |
oaire.citationEndPage | 194 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.bookTitle | Contextos de Mediação e de Desenvolvimento Profissional | por |
oaire.version | AM | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CAPÍTULO 8_Flores.pdf | 520,34 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons