Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/68644
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Maciel, Maridalva Cardoso | por |
dc.contributor.author | Silva, Carlos Manuel Ribeiro da | por |
dc.contributor.author | Cunha, António Camilo | por |
dc.date.accessioned | 2020-12-21T11:47:47Z | - |
dc.date.available | 2020-12-21T11:47:47Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | Maciel, M. C., Silva, C., & Cunha, A. C. (2019). Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional: um estudo com professores de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). In B. D. Silva, K. K. N. Chagas & S. R. P. Mendonça (Orgs.) Pós-Graduação e internacionalização: a experiência do IFRN com a Universidade do Minho/Portugal no doutoramento em Ciências da Educação (272-304). Natal, Brasil: Editora IFRN. | por |
dc.identifier.isbn | 978-85-54885-26-7 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/68644 | - |
dc.description.abstract | A expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (IFRN) e o surgimento de novas técnicas e tecnologias no ensino brasileiro fizeram com que a Educação Física e seus profissionais tivessem que se enquadrar nessa nova realidade. São precisos, assim, olhares formativos renovadores na graduação dos profissionais, mas também novos olhares para uma formação intemporal - a formação continuada. Neste contexto emergiu a pesquisa, tomando como referência o seguinte questionamento: quais as representações (conhecimentos, experiências e ideias) dos professores de Educação Física no contexto citado sobre a formação continuada e a sua relação com o desenvolvimento das ações pedagógicas propostas pela Proposta de Trabalho das Disciplinas do Ensino Médio (PTDEM) da disciplina Educação Física? Os resultados obtidos comprovam de maneira segura que tanto para o melhor desenvolvimento profissional quanto para as ações pedagógicas sugeridas no documento institucional PTDEM, os professores de Educação Física do IFRN necessitam de processos de Formação Continuada específica da disciplina, o que vai refletir na melhoria da qualidade de ensino e, consequentemente, em melhor aproveitamento e qualidade de vida dos alunos dos cursos técnicos integrados do ensino médio. | por |
dc.description.sponsorship | Fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UIDB/00317/2020 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Editora IFRN | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Formação Continuada | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Educação Física | por |
dc.subject | Desenvolvimento Profissional | por |
dc.title | Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional: um estudo com professores de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) | por |
dc.type | bookPart | por |
oaire.citationStartPage | 272 | por |
oaire.citationEndPage | 304 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.bookTitle | Pós-Graduação e internacionalização: a experiência do IFRN com a Universidade do Minho/Portugal no doutoramento em Ciências da Educação | por |
oaire.version | NA | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maciel, Silva, Camilo Cunha. Formação continuada e desenvolvimento profissional.pdf | 349,16 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons