Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/68396
Título: | Contributos para a compreensão da mobilidade: uma análise às travessias pedonais |
Outro(s) título(s): | Contributions for understanding mobility: an analysis of pedestrian crossings |
Autor(es): | Silva, Márcia Patrícia Barbosa Araújo, Emília Rodrigues Ribeiro, Rita |
Palavras-chave: | Travessia pedonal Mobilidade Segurança Automóvel Pedestrian crossings Mobility Safety Automobile |
Data: | 2020 |
Editora: | Universidade Nova de Lisboa. Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) |
Revista: | Forum Sociológico |
Citação: | Silva, M., Araújo, E. & Ribeiro, R. (2020). Contributos para a compreensão da mobilidade: uma análise às travessias pedonais. Forum Sociológico, 36, 37-45. https://doi.org/10.4000/sociologico.9111 |
Resumo(s): | Existem vários modelos de travessias pedonais que são acompanhados de pressupostos diversos
sobre o comportamento dos peões durante o atravessamento. Neste artigo cruzam-se contributos
de várias áreas científicas acerca dos tipos e usos das travessias pedonais e analisam-se os resultados
de um estudo realizado sobre uma travessia pedonal sem sinais luminosos localizada na
cidade de Braga. O estudo, que pretendeu caracterizar como os peões e automobilistas usam uma
travessia, serve de fundamento empírico para a construção de um esboço de uma problemática
acerca das travessias pedonais. Foi realizado durante o ano de 2019, com recurso a inquérito por
questionário e observação directa. Assim, e de forma exploratória, o artigo permite identificar
algumas das principais interrogações de ordem sociológica relevantes para o entendimento e a
intervenção nas esferas da segurança rodoviária nas cidades e que implicam o planeamento e a
tipologia de travessias pedonais, assim como o reforço do trabalho interdisciplinar sobre o tema. There are several types of pedestrian crossings that are accompanied by different assumptions about the behaviour of pedestrians. This article considers contributions from various scientific areas about the types and uses of pedestrian crossings. It also considers the results of a study carried out on a pedestrian crossing without light signals located in the city of Braga. The study, which aimed to characterize how pedestrians and car drivers use the crossing, serves as empirical support for the theoretical construction of a problematic on the subject. It was carried out during 2019, using a questionnaire survey and direct observation. In an exploratory way, the article allows to identify some of the main sociological questions for the understanding and intervention in the spheres of road safety in cities and which imply the planning and the typology of pedestrian crossings, as well as the reinforcement the interdisciplinary work on the topic. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/68396 |
DOI: | 10.4000/sociologico.9111 |
ISSN: | 0872-8380 |
e-ISSN: | 2182-7427 |
Versão da editora: | https://doi.org/10.4000/sociologico.9111 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_Silva_Araujo_Ribeiro_Contributos-para-a-compreensao-da-mobilidade.pdf | 1,59 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons